Porto de Paranaguá faz 85 anos com evolução na movimentação

13/03/2020
O Porto de Paranaguá completa 85 anos na próxima terça-feira e se consolida como o mais eficiente do Brasil. São mais de 10 mil e 400 toneladas de cargas movimentadas por cada metro de cais. Os recordes de produtividade e evolução crescente de infraestrutura transformaram o simples atracadouro em um gigante de produtividade, alcançando a marca histórica de 53 milhões e 200 mil toneladas movimentadas em 2019. Em 1935, Paranaguá era rota para exportar mate e café e importar produtos manufaturados da Europa. O porto, com apenas 400 metros, movimentou no primeiro ano 91 mil e 500 toneladas. O mesmo que um único navio embarcou, no ano passado, na maior operação de farelo de soja do porto paranaense. Com mais de 50 milhões de toneladas movimentadas no ano, Paranaguá chega aos 85 anos movimentando 500 vezes mais cargas hoje do que era operado na época da fundação. Na década de 30, atracavam cerca de 400 pequenos navios e barcos pessoais, por ano. Hoje são mais de 2 mil, com comprimento superior a 330 metros e 42 metros de largura. O tráfego marítimo cresceu na medida em que foram feitas dragagens e melhorias de infraestrutura. De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o Porto de Paranaguá se transformou em um dos portos mais importantes do País.// SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA.//
O diretor-presidente ainda disse que atualmente os Portos paranaenses trabalham com um tripé de infraestrutura, na área marítima, terrestre e de acesso. Exemplo desse planejamento de futuro é a dragagem de manutenção continuada, já contratada para os próximos cinco anos. Serão 403 milhões de reais investidos no período. Ao todo, serão retirados cerca de 150 mil metros cúbicos de sedimentos no cais comercial e parte interna do píer de inflamáveis. Em oito décadas, os tipos de produtos movimentados foram transformando o porto paranaense. Em 1965, por exemplo, Paranaguá era o maior exportador de café do mundo. Com o final do ciclo do produto, na década de 70, vieram os embarques de milho e madeira. Atualmente, Paranaguá é o 1º porto do Brasil em exportação de farelo de soja e óleo vegetal, 2º na exportação de açúcar, papel, congelados, álcool e veículos e 3º no embarque de soja e madeira. O porto paranaense também é o líder disparado em importação de fertilizantes e responde por 34% de toda importação de adubo no país. Com a evolução da atividade portuária também cresceu a preocupação com o meio ambiente. O terminal paranaense passou a adotar medidas de proteção que hoje são referência no setor. Assim, o porto completa 85 anos sendo reconhecido internacionalmente pelo cuidado com a natureza e, pelo segundo ano consecutivo, aparece entre os portos públicos mais sustentáveis do Brasil no ranking da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. (Repórter: Amanda Laynes)