Porto de Paranaguá é referência no prêmio positivo de exportação da soja

31/07/2019
O Porto de Paranaguá é referência no pagamento do “prêmio da soja”, uma remuneração extra para a entrega do grão para exportação. A eficiência do porto e a confiança do mercado na qualidade do produto exportado são essenciais para a formação dos preços e têm impacto direto no lucro dos produtores. No Brasil, o valor do prêmio pago pelos produtos embarcados no Porto de Paranaguá é um indicador que vale para todas as negociações no país. O diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirmou que os prêmios em Paranaguá tem reajustes positivos desde janeiro e um valor maior pago na comparação a portos como de Santos.
Entre os diferenciais do modelo paranaense estão os terminais interligados no corredor de exportação e a a preferência de atracação para navios que já tenham carga pronta para o embarque. Segundo Nilson Hanke, assessor técnico da Federação de Agricultura do Paraná, o prêmio positivo é considerado um indicativo de eficiência logística.
Dados da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento indicam que das 16 milhões de toneladas de soja produzidos pelo Paraná, 68% já foram comercializadas, sendo 4 milhões e 400 mil toneladas para exportação. Mais informações sobre o prêmio positivo de exportação estão no endereço portosdoparana.pr.gov.br. (Repórter: Rodrigo Arend)