Porto de Paranaguá dobra embarques de soja
04/06/2020
As exportações do complexo soja pelo porto de Paranaguá mais que dobraram no mês passado. Foram 2 milhões e 400 mil toneladas embarcadas, duas vezes o volume carregado no mesmo mês do ano passado. O resultado confirma o bom desempenho do complexo soja, em grão e farelo, que ultrapassou em maio a marca de 2 milhões de toneladas exportadas, pelo terceiro mês consecutivo. O volume carregado nos cinco primeiros meses do ano já soma 9 milhões e 600 mil toneladas: 33% mais que o embarcado no mesmo período do ano anterior. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ressaltou que, mesmo com a crise do coronavírus, o mercado se manteve forte e permitiu a grande movimentação no Porto. // SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA //
A empresa pública investiu em medidas de cuidado com a saúde dos trabalhadores e manteve os serviços. Este ano, os três berços do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá só registraram embarque de milho em janeiro. De fevereiro até maio, a soja dominou as movimentações. Especificamente o produto em grão teve um crescimento de quase 70%, na comparação entre os cinco primeiros meses de 2019 e 2020. Subiu de 4 milhões e 290 mil toneladas para 7 milhões e 280 mil. O sistema paranaense de embarque de granéis é único no Brasil. A carga pode ser embarcada simultaneamente nos três berços de atracação exclusivos e é possível que um mesmo navio receba mercadorias de diferentes produtores, inclusive dos pequenos. Atualmente, nove terminais privados ou arrendados operam no Corredor. Além disso, a empresa pública Portos do Paraná mantém um silo vertical, com capacidade estática de 100 mil toneladas, e quatro silos horizontais, com capacidade total de 60 mil toneladas. (Repórter: Rodrigo Arend)
A empresa pública investiu em medidas de cuidado com a saúde dos trabalhadores e manteve os serviços. Este ano, os três berços do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá só registraram embarque de milho em janeiro. De fevereiro até maio, a soja dominou as movimentações. Especificamente o produto em grão teve um crescimento de quase 70%, na comparação entre os cinco primeiros meses de 2019 e 2020. Subiu de 4 milhões e 290 mil toneladas para 7 milhões e 280 mil. O sistema paranaense de embarque de granéis é único no Brasil. A carga pode ser embarcada simultaneamente nos três berços de atracação exclusivos e é possível que um mesmo navio receba mercadorias de diferentes produtores, inclusive dos pequenos. Atualmente, nove terminais privados ou arrendados operam no Corredor. Além disso, a empresa pública Portos do Paraná mantém um silo vertical, com capacidade estática de 100 mil toneladas, e quatro silos horizontais, com capacidade total de 60 mil toneladas. (Repórter: Rodrigo Arend)