Porto de Paranaguá completa 86 anos nesta quarta-feira

16/03/2021
O Porto de Paranaguá completa 86 anos nesta quarta-feira, e aposta em inovação para se tornar hub logístico da América Latina. Considerado a principal porta de saída do agronegócio brasileiro, o porto paranaense investe 703 milhões de reais em obras e prepara uma revolução tecnológica para integrar sistemas e operações. Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, é possível crescer de forma ordenada e sustentável, cumprindo o papel de desenvolver a região, com geração de emprego e renda. Ele diz que o aniversário de 86 anos do Porto é uma data expressiva e marcante, pois é um porto que soube crescer e se organizou, para o volume crescente de cargas que recebe. //SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA.// O Corredor de Exportação, que permite o uso compartilhado de berços exclusivos para o embarque de granéis vegetais, será modernizado. O modelo em pool, único no Brasil, vai ser replicado do lado Oeste. Novos arrendamentos darão continuidade ao programa de leilões. Um dos maiores desafios do crescimento nas atividades portuárias é o transporte e recepção das cargas. A empresa pública que administra o Porto de Paranaguá, em conjunto com a comunidade, planeja a criação de uma moega única, que centralize a chegada de vagões aos armazéns e terminais que operam no Corredor de Exportação Leste. Conhecido como Moegão, o projeto prevê três linhas independentes, para receber até 180 vagões de forma simultânea. No modal rodoviário, o porto já conta com o projeto executivo para expansão do Pátio de Triagem de Caminhões, que deve aumentar em até 60% o número de vagas disponíveis. Para garantir a segurança da navegação e manter a capacidade de receber navios de grande porte, o Porto de Paranaguá realiza o programa de dragagem de manutenção continuada. Os investimentos são de 403 milhões e 300 mil reais. A empresa pública vai realizar, ainda a explosão de um complexo de pedras subterrâneas, no canal de acesso ao porto, com investimentos de 23 milhões e 200 mil. O Porto de Paranaguá foi escolhido como piloto e será o primeiro da América Latina a desenvolver um novo modelo de gerenciamento das operações marítimas, em tempo real, entre todos os agentes envolvidos nas operações de chegada e saída de navios. Para isso, a Portos do Paraná firmou uma colaboração técnica inédita com um centro de pesquisa, inovação e formação do setor logístico portuário, com sede no porto de Valência, na Espanha, e atuação em portos da Europa, América Latina, Ásia e Oriente Médio. O Porto de Paranaguá tem localização geográfica estratégica e capacidade para movimentar todos os tipos de cargas. São 16 berços no cais comercial, quatro em dois píeres de líquidos e dois berços em um píer exclusivo para fertilizantes. Paranaguá é o segundo porto do Brasil em valor de movimentação, sendo o 1º na exportação de óleo vegetal e frango congelado; 1º em importação de fertilizante; 2º em exportação de soja, farelo de soja, açúcar, papel, carne congelada e álcool; 2º na movimentação de contêineres e veículos; e 3º na exportação de madeira. Segundo o Ministério do Trabalho, o porto gera mais de 45 mil empregos, somente nos setores de transporte e armazenagem. As empresas que atuam na atividade são responsáveis por 67% da arrecadação do município com impostos e contribuem diretamente para o desenvolvimento local. (Repórter: Marcelo Galliano)