Polícia reforça combate ao crime e foragidos na Costa Oeste do Paraná

06/02/2020
Ações de inteligência e aplicação de efetivos das polícias Militar e Civil estão sendo constantes na Costa Oeste do Paraná desde o dia 21 de dezembro, início das atividades do Verão Maior, do Governo do Estado. O reforço é por conta da temporada de verão e também para fechar a fronteira contra a entrada de ilícitos, foragidos da justiça e para coibir crimes transfronteiriços. Em 30 dias de ação, as corporações fizeram 620 prisões, apreenderam mais de cinco toneladas de drogas, 204 mil pacotes de cigarros, além de apreender 85 armas, recuperar veículos e abordar centenas de pessoas. Após a fuga de detentos de uma penitenciária paraguaia, foram criados também planos de ação e evitar a entrada de foragidos pela Costa Oeste. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, o objetivo é proteger o cidadão com o uso de inteligência, estratégia, boas práticas e muito trabalho.
Por se tratar de uma região próxima a um dos maiores centros comerciais do Paraguai, a Costa Oeste passou a ser palco de ações das Polícias Militar e Civil. Segundo o subcomandante-Geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais, as ações têm gerado excelentes resultados.// SONORA ANTONIO CARLOS DE MORAIS.//
Por sua vez, o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, destacou que a corporação tem explorado serviços de inteligência e tecnologia, além da troca de informações com outros órgãos de segurança, para identificar e desarticular grupos envolvidos com o crime organizado.
Assim como no Litoral, a região Oeste do Estado também foi preparada para receber centenas de turistas nos pontos turísticos, rios e lagos, e as famosas prainhas de água doce. Pela Polícia Militar, foram destacadas equipes para fazer ações preventivas e guarda-vidas pelo Corpo de Bombeiros nos pontos com maior concentração de veranistas. A Polícia Civil está reforçando efetivos nas delegacias para agilizar os atendimentos e procedimentos investigativos, permitindo mais celeridade nos trabalhos de Polícia Judiciária, além de aplicar aeronave para ações de fiscalização aérea nestas regiões e viaturas para operações pontuais. Outros detalhes sobre as ações de segurança podem ser conferidos no site xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)