Polícia Militar do Paraná reforça segurança com a Operação Natal deste ano

02/12/2019
A Polícia Militar do Paraná reforça o policiamento ostensivo e preventivo com a Operação Natal 2019 nos 399 municípios. As atividades já começaram e seguem até o dia 23 deste mês. Em Curitiba, o lançamento da operação aconteceu na Praça Rui Barbosa, em conjunto com a Guarda Municipal, onde 300 policiais militares reforçam a segurança. O aumento do policiamento é uma constante no final do ano, devido à maior circulação de dinheiro por conta do pagamento do 13º salário de grande parte da população. Também tem um aumento do fluxo de pessoas nas lojas, bancos e lotéricas, o que demanda mais atenção das forças de segurança. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, afirmou que todas as atividades são aplicadas conforme a análise criminal, priorizando os locais com maior número de circulação de pessoas e de registros de crimes.// SONORA PÉRICLES DE MATOS//Durante a Operação, a Guarda Municipal conta com 189 novos agentes na cidade. O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou que a parceria com a Polícia Militar é essencial para que as ações de segurança pública sejam mais eficazes.// SONORA EDUARDO PIMENTEL//A atuação da PM nas ruas é com foco na prevenção, adotando medidas que reforçam a presença da Corporação. O planejamento inclui os seis Comandos Regionais da PM distribuídos no Estado, mais 28 batalhões de área, além das unidades especializadas. Na Capital está sendo mobilizado o policiamento com módulos móveis, viaturas e motocicletas, principalmente nas áreas comerciais do centro. O patrulhamento, de acordo com o comandante do 1o Comando Regional da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, acontece o dia todo, das 7 horas da manhã às onze da noite.// SONORA HUDSON LEÔNCIO TEIXEIRA//Os trânsitos urbano e rodoviário também recebem reforço de fiscalização pelo Batalhão de Polícia de Trânsito na Capital, pelo Batalhão de Polícia Rodoviária nas rodovias estaduais, e pelos pelotões de Trânsito das unidades de área nos demais municípios do Estado. Os trabalhos acontecem durante o dia e são reforçados nos finais de semana e feriados. Durante a Operação Natal, a PM atua de maneira integrada com outros órgãos de segurança pública, com fiscalização e abordagens em locais pré-determinados por meio de uma análise criminal. As proximidades dos terminais de ônibus, estações tubo e praças, que também possuem grande movimentação essa época do ano, recebem a presença constante da Polícia Militar, em conjunto com os órgãos municipais. (Repórter: Priscila Paganotto)