Polícia Civil orienta veranistas sobre a perda de documentos

15/01/2020
A Polícia Civil do Paraná registrou aproximadamente 560 boletins de ocorrência de extravio ou perda de documentos no Litoral, desde o início da operação Verão Maior, em 21 de dezembro. De acordo com o delegado Gil Rocha Tesserolli, durante as férias as pessoas devem evitar sair com todos os documentos. Basta levar o RG ou, se for dirigir, a carteira de habilitação. // SONORA GIL ROCHA TESSEROLLI.//
Se perder o documento, a pessoa deve tentar lembrar de todo o caminho que percorreu. Pode ser que encontre o documento em casa, em estabelecimento comercial ou até mesmo em via pública. Também é preciso registrar um BO. Segundo o delegado Gil Rocha Tesserolli, isso pode ser feito antes mesmo de sair para procurar o documento perdido. Há duas maneiras de registrar o Boletim de Ocorrência: pela internet, diretamente no portal da Polícia Civil, ou pessoalmente na delegacia mais próxima.// SONORA GIL ROCHA TESSEROLLI.//
Caso encontre os documentos é necessário informar a Polícia para que o BO seja complementado. Para solicitar a segunda via da Carteira de Identidade, o cidadão pode pedir por meio da ferramenta Serviços da Polícia Civil. Caso a pessoa tenha os dados digitalizados na Polícia ou no Detran, todo processo é online. Só terá de ir ao posto de identificação que escolher para retirar a nova via do documento. Se os dados não estiverem disponíveis o sistema automaticamente direciona para que seja agendado um horário em um posto de identificação. Outros documentos deverão ser solicitados nos órgãos competentes. (Repórter: Amanda Laynes)