Polícia Científica conta com Posto Avançado na Casa da Mulher Brasileira de Curitiba

25/06/2024
Mulheres e crianças vítimas de violência que forem à Casa da Mulher Brasileira de Curitiba após 72 horas da ocorrência de um crime podem fazer os exames de corpo de delito no local. A iniciativa, da Polícia Científica do Paraná em parceria com a Prefeitura de Curitiba, está em funcionamento desde abril e já fez 371 exames. Antes, eles eram feitos somente na Unidade de Execução Técnico-Científica no bairro Tarumã, em Curitiba. Agora serão feitos exclusivamente na sede da Casa da Mulher no Cabral. A medida visa facilitar o acesso das mulheres já acolhidas, aumentando a adesão aos exames periciais de verificação de violência sexual. Antes de 72 horas, a vítima é atendida em hospitais. Com profissionais e graduandas da área da enfermagem e medicina, o Posto Avançado da Polícia Científica na Casa da Mulher ajuda na comprovação dos casos de violência contra mulher e contra crianças, fazendo as perícias no próprio local onde foi feito o Boletim de Ocorrência. O novo Posto Avançado da Polícia Científica, que agora será responsável pelos exames periciais de lesões corporais de mulheres, crianças e meninos até 14 anos acolhidos na unidade. Os demais casos de lesões corporais não recepcionados na Casa da Mulher continuam a ser atendidos na sede do Tarumã. A Casa da Mulher Brasileira conta com serviços de apoio psicossocial e de garantia de direitos, sendo um centro de referência no atendimento a todos os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha. Sob coordenação e gestão da Prefeitura Municipal de Curitiba, a instituição engloba, além dos serviços e apoios previstos, também os serviços voltados à autonomia econômica, central de transportes, brinquedoteca, espaço pet e encaminhamentos para abrigos quando necessário. (Repórter: Gustavo Vaz)