Planos operacionais das 15 regiões turísticas do Paraná passam por atualização

10/10/2021
Os planos operacionais das 15 regiões turísticas do Paraná passam por atualização. O trabalho é feito pela Paraná Turismo e conta com a parceria das IGRs, Instâncias de Governança Regionais, através de oficinas com a participação de representantes de prefeituras, do setor turístico e do Governo do Estado. As IGRs são organizações com participação do poder público e do setor privado, com envolvimento municipal. Elas têm o papel de coordenar e fomentar o que foi definido na Política Estadual do Turismo. As atividades de atualização começaram em julho e seguem até dezembro. A primeira foi na Região Turística Sul do Paraná, a mais recente criada no Estado. A atualização dos planos operacionais faz parte do Masterplan Paraná Turístico 2026: Pacto para um Destino Inteligente, programa responsável por colocar em prática a Política Estadual de Turismo e que foi consolidado pelo Conselho Paranaense de Turismo. O intuito principal dos trabalhos é monitorar e avaliar se os objetivos, estratégias e macroprogramas dispostos seguem no caminho desejado, que é transformar o Estado em um Destino Turístico Inteligente. Esse conceito é definido como espaço turístico inovador, sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda, que garante o desenvolvimento sustentável, facilita a interação do visitante com o entorno e aumenta a qualidade da experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes. Para a assessora técnica da Paraná Turismo, Priscila Cazarin Braga, a principal missão desses eventos é rever o que foi construído a partir de 2016 com o Masterplan. // SONORA PRISCILA CAZARIN BRAGA // A Região Vales do Iguaçu, que tem como sede Francisco Beltrão, já recebeu a oficina de atualização e, de acordo com Célio Boneti, diretor da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste, os objetivos foram alcançados. // SONORA CÉLIO BONETI // O Masterplan Paraná Turístico tem como horizonte o ano de 2026. A expectativa é de que, até lá, o Paraná seja reconhecido nos mercados nacional e internacional como um destino inteligente e inovador. Para isso, o programa atua com base na melhoria contínua da promoção do turismo. (Repórter: Gustavo Vaz)