Plano de desenvolvimento do Vale do Ivaí no Paraná inclui agricultura e turismo

22/11/2019
Mais de 120 lideranças de 28 municípios da Região do Vale do Ivaí participaram do Fórum Regional de Secretários Municipais do Planejamento, no município de Faxinal, nesta semana. Eles receberam o Plano de Desenvolvimento do Vale do Ivaí, elaborado pela equipe da Paraná Projetos, que prevê, entre as ações, a valorização da agricultura familiar e a criação de uma rota cicloturística. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, com a coordenação da Escola de Liderança do Paraná, em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí e a Paraná Projetos. O secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, entregou aos prefeitos do Vale do Ivaí o projeto de sinalização da Rota Cicloturística Vale da Aventura. Ela percorre 235 quilômetros de estradas rurais, atravessando o território de 10 municípios. No encontro com as lideranças, o Ipardes, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, apresentou um panorama da realidade socioeconômica dos municípios. Já o Instituto Emater mostrou a viabilidade econômica do estímulo à fruticultura. As palestras abordaram o potencial do turismo, a oferta de linhas de crédito para pequenos negócios e apoio a programas pela Fetaep, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná. Os prefeitos aproveitaram para sugerir políticas e projetos para o desenvolvimento dos municípios, como investimentos em piscicultura, galpões industriais, ônibus de turismo e incentivo a compras públicas por produtores locais. Os produtores locais organizaram uma feira de alimentos e artesanato. A equipe da Secretaria de Planejamento também conheceu boas práticas em turismo de aventura e o programa de geração de emprego de um grupo que produz sacolas térmicas no distrito de Jucimara, em Kaloré. Os produtos são fornecidos a importantes centros do País. Para incentivar ações também para o desenvolvimento do turismo religioso, o secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, visitou o município de Lunardelli, que recebe todos os anos milhares de fiéis no Santuário de Santa Rita de Cássia. (Repórter: Priscila Paganotto)