Plano de ação prevê medidas para a Covid-19 no sistema prisional

19/05/2020
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, assinaram nesta terça-feira um plano de ação integrada para enfrentamento da Covid-19 nas carceragens de delegacias de polícia e penitenciárias do Paraná. O plano prevê medidas de isolamento de presos, desde a triagem, quando ele chega, até o tratamento daquele que apresentar sintomas ou a doença propriamente dita. Também aborda os procedimentos de remoção de detentos e avaliação, além de orientações gerais em relação ao novo coronavírus. O secretário Beto Preto explicou que será feito um contingenciamento de ações dentro das carceragens do Estado, contando com o apoio da Fundação Araucária e da Superintendência de Ensino Superior e Tecnologia do Paraná.
Segundo ele, a determinação de integração de forças entre as secretarias cumpre determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O secretário da Segurança disse que o plano será referência para que toda semana seja possível ajustar o que deve ser feito. Romulo Marinho Soares ainda citou ações recentes da Secretaria da Saúde em colaboração aos profissionais de segurança do Estado, como o envio de vacinas da gripe para as equipes de segurança pública e sistema prisional, além dos testes rápidos de Covid-19 para estes profissionais.
Desde março, a Secretaria da Segurança Pública têm adotado medidas de prevenção no sistema prisional em todo o Estado. Elas incluem ações como restrição de visitas, limpeza contínua de ambientes, higienização de viaturas e veículos de remoção. Os detentos também trabalham na produção de Equipamentos de Proteção Individual, como máscaras e aventais. O volume já passou de 300 mil peças. (Repórter: Amanda Laynes)