Plano de Desenvolvimento Metrópole para a região Norte do Paraná vai ser divulgado em outubro

22/02/2019
A Comissão Plurisecretarial do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável, PDS Metrópole Paraná Norte, se reuniu nesta sexta-feira, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com integrantes do Consórcio Cobrape-Urbtec, responsável pela metodologia. Foram discutidas as ações da terceira fase, de elaboração de cenários e criação da visão de futuro para o conjunto dos 15 municípios contemplados com o estudo. O plano tem conclusão prevista para o mês de outubro deste ano, quando ele será apresentado para a região. O plano envolve os municípios de Apucarana, Arapongas, Cambé, Cambira, Ibiporã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Londrina, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Rolândia e Sarandi. Técnicos das Secretarias Estaduais do Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Planejamento e Coordenação Geral, e Infraestrutura e Logística são responsáveis pelo acompanhamento e análise dos processos. A metodologia garante atenção às vocações e demandas dos municípios, observa as características econômicas, sociais, culturais e ambientais de cada local, além da infraestrutura existente. O documento final apresentará as propostas para o desenvolvimento sustentável, com indicação das prioridades regionais e locais, a construção de cenários e indicações para intervenções a curto, médio e longo prazo. (Repórter: Rodrigo Arend)