Planejamento estratégico garante avanços na área ambiental no Paraná

01/11/2019
O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, falou sobre os avanços na área ambiental nos primeiros 300 dias de governo, durante uma palestra no evento Governo 5.0, em Foz do Iguaçu. Ele destacou o crescimento no número de licenças, outorgas, títulos de regularização fundiária, e a revisão de resoluções. De acordo com o secretário, desde o início deste ano foram emitidas 11.563 licenças ambientais, além de 700 títulos de regularização fundiária que atenderam cerca de 3 mil famílias. Pelo Instituto Águas Paraná, foram emitidas 3.901 outorgas, 2.304 declarações de uso independente e 1.056 anuências prévias para perfuração de poços tubulares, cerca de 20% a mais que o ano passado. Os investimentos passam de 26 milhões de reais. Márcio Nunes destacou que as mudanças estão acontecendo em áreas estratégicas, em busca de um Paraná inovador.// SONORA MÁRCIO NUNES//Márcio Nunes também destacou uma grande conquista na área do turismo, a concessão do Parque Estadual de Vila Velha, na Região dos Campos Gerais. No dia 12 deste mês acontece segunda etapa do processo licitatório, que consiste no julgamento dos documentos de qualificação, conforme estabelecido no edital. O secretário afirmou que o turismo é uma grande mola de desenvolvimento e do crescimento, de geração de empregos e renda.// SONORA MÁRCIO NUNES//Durante o encontro em Foz do Iguaçu, o secretário informou os serviços que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável oferece aos 399 municípios. Entre eles estão a castração de cães e gatos; a Cartilha de Roteirização; a Cartilha Projeto; a Cartilha Sinalização Turística; e o Desassoreamento de Rios e Controle de Cheias. O Estado também tem programas como o Água Limpa no Campo - Poços; o de Combate a Erosão - Tubos; o Estadual Parques Urbanos; o Reciclo - Caminhões; e o Reciclo - Barracão de Recicláveis. Foram destacados, ainda, o Monitoramento de Áreas de Riscos; a Regularização Fundiária; o Trabalho da Geologia com os municípios; a Arborização Urbana e Viveiros; a Criação de RPPN’s; a Criação de UC’s municipais; o I9 Ambiental; e a Municipalização - SGA 5.0. (Repórter: Priscila Paganotto)