Pistas de concreto: a escolha ambientalmente correta das rodovias do Paraná

22/04/2025
O programa de pavimentação em concreto do Governo do Paraná traz benefícios ambientais como maior durabilidade, segurança, menor emissão de CO2, redução de temperatura nas cidades e bem-estar animal. Ao todo, são cerca de 340 quilômetros em 13 trechos, entre obras concluídas, em andamento ou em planejamento, com investimento acima de 1 bilhão de reais. Entre os trechos finalizados estão a PRC-280, que liga o Oeste ao Sudoeste do Estado, e a fase inicial da Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré. Já em execução, estão obras no Corredor Metropolitano de Curitiba, entre Guarapuava e Turvo e entre Matinhos e Pontal do Paraná. Chefe do escritório regional do IAT em Toledo, Volnei Bisognin destaca as vantagens das pistas de concreto. // SONORA VOLNEI BISOGNIN //

Ele também ressalta que o projeto está em sintonia direta com as diretrizes ambientais estabelecidas pela ONU. // SONOR VOLNEI BISOGNIN //

Os benefícios da pavimentação em concreto vão além da durabilidade. A produção consome menos recursos não renováveis que o asfalto e não utiliza petróleo, o que reduz a emissão de gás carbônico e melhora a qualidade de vida nas regiões atendidas. Na instalação, o concreto exige menos escavação, o que diminui os custos com movimentação de terra e a geração de resíduos. Outra vantagem é a possibilidade de reciclagem do material. Uma das técnicas usadas é o whitetopping, que aplica uma camada de concreto sobre o asfalto antigo. O método reduz custos e acelera a execução da obra. O primeiro trecho com essa tecnologia no Paraná foi entre General Carneiro e Palmas, em março de 2023. (Repórter: Gabriel Ramos)