Piên ganha linha de ônibus metropolitano a partir de segunda-feira

01/12/2023
A Amep, Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, irá colocar a partir de segunda-feira uma linha de ônibus metropolitano que atenderá moradores de Piên, fazendo ligação com Fazenda Rio Grande e Curitiba. A linha de sentido único terá saída no Terminal Rodoviário de Piên às 5 e meia da manhã, passando por Agudos do Sul e seguindo até o Terminal de Fazenda Rio Grande, onde o cidadão passará a contar com a integração completa para a Capital. O retorno, com o mesmo itinerário, acontece às 7 da noite. Para o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, trata-se de uma grande conquista para o município.// SONORA GILSON SANTOS.//

Atualmente o cidadão de Piên paga 43 reais por cada deslocamento até a Capital, ou seja, entre ida e volta o custo é de 86 reais. A tarifa metropolitana de Piên até Fazenda Rio Grande custará sete reais e mais cinco e 50 no terminal para entrar na rede integrada. Ou seja, vão ser 13 reais para chegar até Curitiba ou qualquer outra cidade da Região Metropolitana. A linha vai funcionar em período de teste nas próximas semanas, já que será necessário um número mínimo de usuários para que ela seja viável. A rede integrada metropolitana é uma das maiores do País. Com Piên são 20 cidades atendidas. Com a licitação que está em consulta pública, todos os 29 municípios da Grande Curitiba devem ser atendidos. O objetivo da licitação, além de regulamentar a concessão, é oferecer melhorias e a modernização do serviço para o cidadão. Atualmente, cerca de 70% dos passageiros que seguem para Curitiba utilizam a rede integrada de transporte. (Repórter: Felippe Salles)