Piana inaugura UPA de Palmas, que recebeu R$ 837 mil do Estado em equipamentos

08/10/2021
A população de Palmas, na região Sudoeste do Paraná, conta a partir desta sexta-feira com uma nova UPA, Unidade de Pronto Atendimento. A inauguração da estrutura foi feita pelo governador em exercício Darci Piana e pelo prefeito Kosmos Nicolaou. O governador Carlos Massa Ratinho Junior está participando da Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A partir de agora, o complexo Sady Marcondes Loureiro passa a funcionar de forma ininterrupta para atendimentos de urgências e emergências dos moradores do bairro Lagoão e região. Orçada em mais de 2 milhões de reais, a UPA possui mais de mil metros quadrados de área construída e vai ficar aberta 24 horas por dia, sete dias por semana, que servirá como intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais. A contrapartida do Governo do Estado envolveu a compra de equipamentos médicos e mobiliários, com um aporte de 837 mil reais.

Darci Piana destacou o grande número de investimentos do Estado na região Sudoeste.// SONORA DARCI PIANA.//

Na UPA, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas. Se necessário, a pessoa é encaminhada a um hospital de referência da região. Situações como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame, entre outras situações que precisam de rápida intervenção, podem ser atendidas no local.

A estrutura conta com sete leitos de observação, sala de emergência equipada, dois médicos clínicos 24 horas, plantão de pediatra e atendimento de ortopedia, com raio-X digital e laboratório.

O diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Júnior, ressaltou que a UPA vai otimizar o atendimento na cidade.// SONORA NESTOR WERNER JÚNIOR.//

A estimativa da prefeitura é de realizar mais de quatro mil atendimentos por mês. A entrega da UPA é um presente para toda a cidade, afirmou o prefeito, Kosmos Nicolaou.// SONORA KOSMOS NICOLAOU.//

Durante a visita à Palmas, Piana também participou da abertura oficial do evento “Cidade do Conhecimento”. O encontro dá início ao maior programa de qualificação profissional da história do município, que vai contar com 10 carretas itinerantes para a realização de treinamentos técnicos e práticos em diversas áreas, além de duas escolas móveis.

O vice-presidente da Fiep do Paraná, Roni Junior Marini, destacou a importância da qualificação profissional para a população.// SONORA RONI JUNIOR MARINI.//

As carretas contam com infraestrutura completa, com espaços para aulas teóricas e oficinas para atividades práticas e para a realização de cursos voltados à empregabilidade e ao empreendedorismo, tudo sem custos para os alunos. A expectativa é qualificar aproximadamente 800 pessoas todo mês.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Palmas, em parceria com o Sistema Fiep, Sebrae, órgãos de representação profissional e empresarial. O investimento é de 420 mil reais. (Repórter: Felippe Salles)