Piana diz que investimentos em logística são prioridades no Paraná em evento da Fetranspar
10/04/2025
O governador em exercício Darci Piana destacou os avanços logísticos do Paraná na abertura do Encontro Paranaense do Transporte, que aconteceu nesta quinta-feira, em Curitiba. Em discurso, Piana apontou o programa de concessões rodoviárias em curso e os investimentos realizados nos portos paranaenses nos últimos anos como medidas fundamentais para o aumento da produtividade dos transportes no Paraná. // SONORA DARCI PIANA //
O evento, promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, reuniu diversas entidades e empresas relacionadas ao transporte, e a infraestrutura e logística, além de representantes do setor produtivo local. Somente com o pacote de concessões rodoviárias, estão previstos mais de 50 bilhões de reais em investimentos no Estado. Já em Paranaguá, dois leilões das PAR14 e PAR15 devem resultar em cerca de um bilhão e 500 milhões de reais em investimentos portuários, que se somam a um aporte de um bilhão para a construção de um píer em T, que vai multiplicar a capacidade de escoamento do Corredor de Exportação. De acordo com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz, cada real investido na área gera outros três direta ou indiretamente na economia. // SONORA FELIPE QUEIROZ //
Nesta quarta-feira, o diretor da ANTT fez uma visita técnica no Porto de Paranaguá e no trecho concedido da BR-277 que liga Curitiba ao litoral para conhecer as obras e avaliar possibilidades de integração logística local. Atualmente, o porto paranaense opera com 79% das cargas recebidas por via rodoviária, 18,5% pela ferrovia e 2% por oleodutos. Obras em andamento no Moegão, com investimentos do Estado de cerca de 600 milhões de reais, vão ampliar a capacidade de descarga por trens no terminal, aumentando a produtividade portuária. A nova concessão vai ampliar as conexões principalmente da BR-277, que vai ganhar uma pista nova de cada lado. (Repórter: Gustavo Vaz)
O evento, promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, reuniu diversas entidades e empresas relacionadas ao transporte, e a infraestrutura e logística, além de representantes do setor produtivo local. Somente com o pacote de concessões rodoviárias, estão previstos mais de 50 bilhões de reais em investimentos no Estado. Já em Paranaguá, dois leilões das PAR14 e PAR15 devem resultar em cerca de um bilhão e 500 milhões de reais em investimentos portuários, que se somam a um aporte de um bilhão para a construção de um píer em T, que vai multiplicar a capacidade de escoamento do Corredor de Exportação. De acordo com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz, cada real investido na área gera outros três direta ou indiretamente na economia. // SONORA FELIPE QUEIROZ //
Nesta quarta-feira, o diretor da ANTT fez uma visita técnica no Porto de Paranaguá e no trecho concedido da BR-277 que liga Curitiba ao litoral para conhecer as obras e avaliar possibilidades de integração logística local. Atualmente, o porto paranaense opera com 79% das cargas recebidas por via rodoviária, 18,5% pela ferrovia e 2% por oleodutos. Obras em andamento no Moegão, com investimentos do Estado de cerca de 600 milhões de reais, vão ampliar a capacidade de descarga por trens no terminal, aumentando a produtividade portuária. A nova concessão vai ampliar as conexões principalmente da BR-277, que vai ganhar uma pista nova de cada lado. (Repórter: Gustavo Vaz)