Pessoas com deficiência passam a ter direito de passe livre em linhas intermunicipais no Paraná

13/10/2019
Nesta terça-feira, representantes de 160 municípios do Paraná assinam um Termo de Adesão ao Programa Passe Livre, com o Governo do Paraná. É um benefício estadual concedido a pessoas com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e também Transtorno do Espectro do Autismo. Ele assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência e renda familiar per capita menor que dois salários-mínimos. A iniciativa desta terça-feira garante o uso do sistema eletrônico, que oferece mais rapidez e facilidade para a solicitação do Passe Livre Intermunicipal. O processo, que era feito em 90 dias, de forma manual e por documentos físicos, passa a ser feito em 30 dias. O secretário Ney Leprevost ressaltou que o Passe Livre é um importante passo de inclusão e de apoio às pessoas com deficiência.// SONORA NEY LEPREVOST// A isenção da tarifa no transporte intermunicipal também é garantido às pessoas com doenças crônicas como insuficiência renal crônica, doença de Crohn, câncer, transtornos mentais graves, HIV, além de mucoviscidose, hemofilia e esclerose múltipla, desde que estejam em tratamento continuado fora do município onde moram. Para pedir a carteira do Passe Livre, é preciso ir a um Cras, Centro de Referência de Assistência Social, mais próximo de onde mora, com documentos pessoais. Com a solicitação aprovada, a carteirinha chega em até 40 dias no endereço ofertado ou mesmo no próprio Cras, conforme a opção escolhida. (Repórter: Priscila Paganotto)