Pesquisa realizada na temporada de estreia dos cruzeiros no Paraná aponta grande aprovação

04/04/2024
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, divulgou nesta quinta-feira os resultados da pesquisa Temporada de Cruzeiros 2023-2024, que buscou identificar o perfil e a satisfação dos visitantes que chegaram ao Paraná por esses navios. Foram abordadas 607 pessoas, sendo 427 brasileiras e 180 estrangeiras. Os dados mostram que a temporada de cruzeiros foi bem-sucedida: 62% dos participantes disseram que voltariam a Paranaguá e a municípios do Litoral em uma próxima oportunidade. Cerca de 86% disseram que não conheciam o Paraná. Paranaguá, cidade em que o navio atracou, foi o destino mais visitado, por 79% dos passageiros. Já para 53% dos respondentes, a segurança pública no Estado foi um ponto de destaque. Para 55%, esse foco de atenção ficou com a eficiência no processo de embarque e desembarque. A estrutura e a recepção turística foram ressaltadas por 46% dos participantes. Estes viajantes foram abordados no espaço montado no Complexo Mega Rocio e, também, na Arena Paraná, fixada na Praça Central Mario Roque, em Paranaguá. A abordagem às pessoas contou com a parceria da Secretaria de Cultura e Turismo e do Observatório de Turismo de Paranaguá. O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, destacou que a pesquisa é inédita e foi idealizada pela pasta estadual para conhecer os turistas que, pela primeira vez, pisaram no Estado através de embarcação marítima. // SONORA MÁRCIO NUNES //

Na temporada de cruzeiros, 29 mil passageiros e tripulantes foram registrados em trânsito, ou seja, desceram das embarcações para conhecer os atrativos turísticos paranaenses. O Porto de Paranaguá recebeu um total de 15 atracações do Navio Lirica na temporada, com embarque e desembarque; e uma parada do navio Música, sem embarque e desembarque, em 23 de dezembro. A média de gasto por pessoa na cidade e na região foi predominante entre R$ 51 e R$ 100, por 28% das pessoas. A maioria dos fez uma viagem de sete dias a bordo do cruzeiro em família, sendo 58% do total. Para 59% das pessoas essa foi a primeira viagem de navio, que era um dos objetivos da promoção da rota paranaense. Dos 427 passageiros brasileiros que responderam à pesquisa, 51% eram do Paraná, 3,5% de Santa Catarina, 0,9% de São Paulo e 0,5% do Rio de Janeiro. Já entre os estrangeiros que passearam no Estado, 72% eram da Argentina. Outros 18% eram do Chile. Relaxamento e descanso foram as escolhas de 53% dos participantes. (Repórter: Gustavo Vaz)