Peritos apresentam metodologias forenses em minicursos da InterForensics 2021

02/11/2021
O Interforensics, maior evento internacional de ciências forenses da América Latina, começou nesta terça-feira com minicursos sobre temas desta área do conhecimento. Mais de 400 profissionais das Polícias Científicas do Brasil, além de conferencistas de outros países, estão inscritos no evento, que segue até a próxima sexta-feira em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O evento é promovido pela Academia Brasileira de Ciências Forenses, com o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, da Polícia Científica do Paraná e da Secretaria da Segurança Pública. De acordo com o presidente da Academia Brasileira de Ciências Forenses e da Interforensics 2021, João Ambrósio, o evento deste ano coloca o Brasil no mapa de grandes eventos de ciências forenses.
Para o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki, esta é uma grande oportunidade para a instituição paranaense.
Os 17 minicursos desta terça foram realizados nos dois períodos e contaram com diversos profissionais. Além dos conhecimentos teóricos, um minicurso prático de crash test, o conhecido teste de impacto de veículos automotores contra barreiras, ocorreu em uma rua de Foz. A comissão científica do evento conta com um grupo de mais de 90 integrantes, além de mais de 220 palestrantes, com 24 dirigentes da Polícia Científica do Paraná e 27 autoridades de ciências forenses. Na edição deste ano, o evento agrega em um mesmo ambiente a academia, que é geradora de informação, os peritos envolvidos na prática cotidiana, o meio jurídico, que utiliza os dados levantados, e os responsáveis por desenvolver novas tecnologias e ferramentas para o segmento, gerando novas parcerias. (Repórter: Wyllian Soppa)