Pavimentação em concreto na PRC-280 entre Palmas e Clevelândia iniciará em março

01/02/2024
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná inicia no mês que vem os serviços de restauração do pavimento da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste. Será o segundo trecho da rodovia a receber a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico é aproveitado como base para as placas do pavimento rígido de concreto. A obra tem investimento de 188 milhões e 250 mil reais, atendendo um trecho de 45 quilômetros entre os dois municípios, e inclui a fresagem e reciclagem das pistas e acostamentos atuais, que são bloqueados ao tráfego para receber o concreto. Os serviços têm início em uma faixa apenas, com o tráfego passando a circular no trecho no sistema pare-e-siga, 24 horas por dia. Depois será desviado para a pista nova de concreto, permitindo o serviço no outro sentido. O whitetopping deste segmento é executado por meio de contratação integrada, com os primeiros meses dedicados à elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, assim como para a tramitação das licenças necessárias. Após iniciados os serviços, a previsão de conclusão é de 360 dias. O trecho da obra vai ter início logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto, também conhecido como Viaduto da Codapar, em Palmas, seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. No mesmo período, o DER realiza a sessão de disputa da licitação do terceiro trecho da PRC-280, desta vez entre Clevelândia e Pato Branco, segmento de 37,5 quilômetros. O edital também usa a modalidade Contratação Integrada. Nessa modalidade o orçamento estimado é sigiloso, visando estimular as empresas interessadas a estudar cuidadosamente o edital e anexos para elaborar propostas de preços, que serão conhecidas na sessão marcada para 15 de março, no portal de compras do governo federal. Após serem concluídos todos os trâmites e assinado um contrato, a previsão de execução será de 450 dias corridos. (Repórter: Gustavo Vaz)