Pavimentação da PR-990, no Centro-Sul, é arrematada por R$ 87,3 milhões

19/03/2024
O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, promoveu nesta terça-feira a sessão de disputa da licitação para pavimentar a PR-990, rodovia de ligação entre Rebouças e a PR-364, na região Centro-Sul. Dez empresas participaram da sessão, realizando lances de preços cada vez menores, até ser declarada mais bem colocada a A3 Terraplenagem e Engenharia Ltda., com a proposta de oitenta e sete milhões trezentos e quarenta e cinco mil reais. Agora, ela tem um dia útil para encaminhar a documentação exigida em edital e uma planilha de preços atualizada, com ambas sendo analisadas pela comissão de contratação do DER/PR. A obra prevê pavimentação de quase treze quilômetros da PR-990, com duas faixas de rolamento e acostamentos em ambos os lados. O pavimento será de concreto betuminoso usinado a quente sobre base de brita graduada simples. A obra também inclui a substituição da ponte sobre o Rio do Salto por uma nova estrutura, com duas faixas e barreiras de concreto New Jersey nas laterais. A ponte terá quarenta e três metros e oitenta centímetros de extensão, onze metros e oitenta centímetros de largura e vão-livre de trinta e cinco metros. Os bueiros existentes no trecho serão substituídos por peças maiores, para facilitar inspeção e limpeza. Também haverá implantação de três novos canais de concreto em locais onde rios de pequeno porte cruzam a rodovia. A PR-990 receberá sinalização horizontal e vertical e defensas metálicas nos pontos de risco. Será implantada ainda iluminação viária em interseção com via municipal, na altura do quilômetro seis. O prazo para execução das obras será de 18 meses após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço. (Repórter: Gabriel Ramos)