Pavimentação da PR-364 muda a vida de quem vive na região Centro-Sul do Paraná

24/06/2020
A região Centro-Sul do Paraná nunca mais será a mesma. A projeção é da empresária Karina Knopika. Proprietária de um pequeno frigorífico com 16 funcionários às margens da PR-364, ela já faz planos para quando a obra de pavimentação da rodovia entre São Mateus do Sul e Irati estiver concluída. Empolgada com o investimento do Governo do Estado na região, Karina conta que, além de aumentar a produção, pretende abrir uma loja no estilo “direto da fábrica” no terreno, na saída de Irati. A ideia, como explica, é aproveitar o aumento no fluxo de carros e caminhões originados pelo asfalto novo e criar um ponto de venda para comercializar os embutidos de carne suína.// SONORA KARINA KNOPIKA.//

As obras de pavimentação da PR-364 começaram em março do ano passado, por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. A previsão é que o trecho de 49 quilômetros que liga Irati a São Mateus do Sul, passando por Rebouças, seja concluído em 2021. O investimento por parte da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística é de pouco mais de 108 milhões de reais. Segundo o governador Ratnho Junior, essa é obra que foi lançada muitas vezes, mas só teve início nesta gestão.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

Para a dona de casa Valdeci Brito, moradora de um distrito de Irati onde o asfalto já chegou, a obra facilita o dia a dia.// SONORA VALDECI BRITO.//

Paulo Linhares vive da lavoura. Ele vê na estrada um facilitador para a logística do serviço.// SONORA PAULO LINHARES.//

O prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Adyr, revela que a obra é aguardada pela população há mais de 50 anos.// SONORA LUIZ ADYR.//

A pavimentação também vai ajudar a desafogar o tráfego na PR-151, que cruza o Paraná e suporta o tráfego de caminhões vindos do Sul em direção a São Paulo e ao Porto de Paranaguá. Os trabalhos de pavimentação da PR-364 começam no entroncamento com a PR-151, em São Mateus do Sul, próximo à BR-476, e se estendem até o perímetro urbano de Irati. A maior parte do traçado existente será mantido – somente na chegada de Irati será construído um desvio para retirar o trânsito do bairro Riozinho. Ainda em Irati, uma interseção em desnível fará a ligação da PR-364 e BR-153, no local próximo ao trecho conhecido como “curva da morte”, onde há grande movimento de veículos e pedestres. O projeto contempla também a construção de uma nova ponte sobre o Rio Turvo, com 12 metros de extensão, acostamento e calçada, na área urbana de São Mateus do Sul. Será implantada ainda uma ciclofaixa, no trecho inicial da PR-364, em São Mateus do Sul, com aproximadamente três quilômetros de extensão. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explicou que essa é uma intervenção que vai encurtar distâncias e levar mais segurança para pedestres e motoristas.// SONORA SANDRO ALEX.//

Além da pavimentação da PR-364, realizada pelo Governo do Estado no trecho entre Irati e São Mateus do Sul, a região também vai ser beneficiada com a melhoria da infraestrutura rodoviária, a partir do novo programa de concessão rodoviária que Estado e União colocaram em andamento. A programação é incluir a BR-476, conhecida como Rodovia do Xisto, na licitação que vai ocorrer em 2021. No total, o Paraná terá 4 mil e 100 quilômetros de rodovias administradas pela iniciativa privada, que devem receber 100 bilhões de reais em investimentos nos próximos 30 anos. (Repórter: Amanda Laynes)