Pato Branco, no Sudoeste do Estado, se destaca na geração de empregos no Paraná

10/07/2019
Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, é destaque na geração de empregos no Estado. De acordo com o Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, divulgado no fim do mês passado, o município de pouco mais de 80 mil habitantes fechou os primeiros cinco meses deste ano com 1.894 vagas abertas. Pato Branco entra na lista das cinco cidades com mais geração de empregos no Estado, que normalmente é composta pelas mais populosas. Conforme o último levantamento do Caged, também fazem parte deste grupo Curitiba, Maringá, Cascavel e São José dos Pinhais. Em Pato Branco, os setores que mais se destacaram na criação de postos de trabalho foram a construção civil, indústria de transformação e toda a cadeia produtiva ligada à indústria frigorífica e de fogões. A economista do Departamento do Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Suelen Glinski, explica que existem mais motivos para comemorar o resultado do município. Ele se mantém desde 2016 entre os principais polos geradores de emprego do Estado, mesmo com os indicadores mostrando que com o início da recuperação da economia no País, os grandes centros urbanos voltaram a ser os principais puxadores de emprego. Em 2017, por exemplo, Pato Branco foi quem mais abriu vagas no Paraná com 2.119 postos. A economista destaca que a geração de empregos formais em 2016 e 2017 se manteve nos municípios menores do Estado, em função da crise nacional que afetou as grandes cidades do País, e em 2018, os municípios passaram a apresentar saldos positivos maiores de empregos formais.// SONORA SUELEN GLINSKI//A prefeitura de Pato Branco relaciona, ainda, outro fator ao bom rendimento, que é o novo aeroporto da cidade, inaugurado em janeiro deste ano. O Aeroporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso conta com voos regulares para Curitiba, com capacidade para até 70 passageiros, todas às quintas-feiras. É a primeira ligação direta de avião entre o Sudoeste do Paraná e a capital paranaense. O aeroporto mais próximo era o de Chapecó, em Santa Catarina, a 120 quilômetros de distância de Pato Branco. O de Foz do Iguaçu está a cerca de 300 quilômetros. A partir do mês que vem, os voos ligando Curitiba a Pato Branco passam a ser diários, com exceção do sábado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior lembra que o Governo do Estado trabalha também com a concessão de quatro aeroportos pelo Governo Federal, com previsão de aumento da capacidade e do número de voos, beneficiando o interior do Estado.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O governador destacou, ainda, a promoção de ações para atrair novos investimentos para o Paraná, com a projeção de atrair 20 bilhões de reais em empreendimentos até o final deste ano. O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, ressaltou o forte trabalho na melhoria do atendimento nas Agências do Trabalhador de todo o Estado e as parcerias com a iniciativa privada para intermediar a contratação quando ocorrer a abertura de novas vagas.// SONORA NEY LEPREVOST//Pato Branco é uma das cidades mais desenvolvidas do País. O município ocupa o 4º lugar do Paraná no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, com destaque para a saúde, educação e geração de emprego e renda. Entre os 5.571 municípios brasileiros, Pato Branco assume a 19ª posição, liderando na Região Sudoeste do Paraná. Divulgado no ano passado, o levantamento tem como ano-base 2016. O Paraná foi o quarto estado do País que mais contratou neste ano, tirando do desemprego 39.737 pessoas. Foi também o único Estado do Sul do país com índice positivo em maio. (Repórter: Priscila Paganotto)