Passo a passo: entenda como são feitas as fundações da Ponte de Guaratuba
28/05/2024
O canteiro de obras da Ponte de Guaratuba está concentrado nas fundações dos pilares que sustentarão o tabuleiro. Estão sendo executadas três estacas na margem de Guaratuba, duas em terra e uma no mar, iniciando a cabeceira da ponte, que terá 64 estacas no total. No canteiro, estão sendo produzidas camisas metálicas, armações e peças pré-moldadas na central de concreto. O projeto está quase 7% concluído. Tudo começa na base. A metodologia utilizada nas fundações começa com o deslocamento da balsa Crescer com guindastes com até 250 toneladas para a baía. Elas sustentam toda a operação. Em seguida acontece a cravação da camisa metálica, que é uma espécie de tubo gigante, realizada com o uso de um martelo hidráulico. Ela atravessa primeiro a areia e depois a parte externa da rocha, sendo fixada na base da baía. Na sequência é feita a escavação do solo e rocha com a perfuratriz, dentro da camisa metálica, até o limite do desenho do projeto. Em seguida é realizada a limpeza e a drenagem da água. Depois, com auxílio do guindaste, é realizado o içamento das armações de ferro. Em seguida é feita a concretagem submersa para finalizar as estacas. No atual momento da obra, três desses grandes buracos estão prontos e já começaram a receber concreto. Em seguida vão sendo executadas as outras estacas, enquanto todo o material é preparado em uma linha de produção no canteiro de obras. Para sustentação do tabuleiro, o projeto de engenharia prevê 64 estacas. Cada conjunto leva entre 5 a 10 dias para completa instalação. De acordo com Larissa Vieira, engenheira fiscal da obra do DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, o trabalho na água tem uma complexidade em função das obras marítimas. // SONORA LARISSA VIEIRA //
De acordo com a engenheira fiscal, os trabalhos seguem dentro do prazo. // SONORA LARISSA VIEIRA //
Durante todo o processo de obras para a nova ponte, o ferry boat também está no planejamento e segue em operação normalmente para atender a população. De acordo com Larissa, foi necessário estabelecer, junto à empresa Internacional Marítima, contratada pelo DER/PR para operar a travessia da baía, um projeto específico de sinalização náutica delimitando as áreas que serão utilizadas pela empresa responsável pelo ferry boat e pelo Consórcio executor da ponte. // SONORA LARISSA VIEIRA //
Todas as etapas da obra realizada pelo Consórcio Nova Ponte são fiscalizadas pelo Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba, com acompanhamento também dos técnicos do DER-PR e do Instituto Água e Terra. O intuito é garantir que todas os padrões de qualidade, segurança e ambientais exigidos pelo Governo do Estado sejam cumpridos. (Repórter: Gabriel Ramos)
De acordo com a engenheira fiscal, os trabalhos seguem dentro do prazo. // SONORA LARISSA VIEIRA //
Durante todo o processo de obras para a nova ponte, o ferry boat também está no planejamento e segue em operação normalmente para atender a população. De acordo com Larissa, foi necessário estabelecer, junto à empresa Internacional Marítima, contratada pelo DER/PR para operar a travessia da baía, um projeto específico de sinalização náutica delimitando as áreas que serão utilizadas pela empresa responsável pelo ferry boat e pelo Consórcio executor da ponte. // SONORA LARISSA VIEIRA //
Todas as etapas da obra realizada pelo Consórcio Nova Ponte são fiscalizadas pelo Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba, com acompanhamento também dos técnicos do DER-PR e do Instituto Água e Terra. O intuito é garantir que todas os padrões de qualidade, segurança e ambientais exigidos pelo Governo do Estado sejam cumpridos. (Repórter: Gabriel Ramos)