Passa de 28 mil as pessoas atingidas pela chuva no Paraná

02/06/2019
Segundo informou o novo boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, atualizado às duas e meia da tarde deste domingo, o número de pessoas afetadas pelo temporal que atingiu a Região de Curitiba e algumas cidades do interior do Paraná, passa de 28 mil.O número de casas danificadas também subiu para 4.834 residências, e 198 pessoas permanecem desalojadas. Vendaval, chuva forte e granizo atingiram Curitiba, a região metropolitana da capital, além de Guarapuava, Prudentópolis e União da Vitória. Ao todo 39 municípios foram atingidos, em maior ou menor escala. Nas cidades vizinhas a capital paranaense, Piraquara teve 1.051 residências afetadas, além de 13 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil. Já em Rio Branco do Sul foram 893 residências afetadas e 33 pessoas tiveram de deixar suas residências e aguardam auxílio para poder retornar.Em Pinhais, 400 residências sofreram danos, afetando 1.600 pessoas.A Defesa Civil Estadual, em conformidade com determinação do governador Ratinho Júnior, iniciou neste sábado a entrega de materiais de ajuda humanitária aos municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Em Piraquara e Rio Branco do Sul, que foram fortemente atingidos pela chuva e granizo da última quinta-feira e tiveram que decretar Situação de Emergência por causa dos danos e prejuízos que foram causados, começaram a distribuição neste domingo para a população. A Defesa Civil mobilizou equipes para auxiliar nos carregamentos e na entrega dos materiais. Foram destinadas telhas, além de kits dormitório, higiene e limpeza, para assistir as famílias atingidas. A prioridade de atendimento são as famílias mais vulneráveis e que possuem menor capacidade de recuperação.Segundo o Coronel Ricardo Silva, Coordenador Estadual da Defesa Civil, o atendimento mostra o compromisso do Governo do Estado em ter agilidade e eficiência no atendimento à população, e que isso é preponderante para que o sofrimento das pessoas atingidas seja diminuído.// SONORA RICARDO SILVA// Em Curitiba, foram mobilizados 100 profissionais da Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria do Meio Ambiente, das Administrações Regionais, da FAS, Educação e Saúde para atender as ocorrências. (Repórter: Marcelo Galliano)