Parceria transformadora: egressos do sistema prisional revitalizam escolas em Cascavel

28/11/2023
Uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná e a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel possibilitou a revitalização e a manutenção de três instituições de ensino da rede pública da cidade. Egressos do sistema prisional, monitorados por tornozeleira eletrônica, que participaram de cursos de qualificação nas áreas de pintura de obras imobiliárias e eletricista predial, realizaram a parte prática das atividades em duas escolas municipais e em um Centro Municipal de Educação Infantil. A iniciativa foi do Complexo Social de Cascavel, que recebeu os dois cursos de qualificação da empresa E-social. O de Eletricista Predial qualificou 20 alunos em 160 horas de aulas teóricas e práticas. O curso de Pintor de Obras Imobiliárias teve a participação de 19 alunos, com 180 horas de estudos e ações. As duas capacitações ocorreram simultaneamente em outubro e novembro. As atividades práticas foram realizadas aos sábados e à noite, momentos em que não havia movimento de alunos. Entre os trabalhos estavam a revitalização das pinturas de muros, salas e calçadas, a revisão da rede elétrica com substituição de fios, manutenção de tomadas e interruptores, instalação e reparo de ventiladores, entre outros. Os alunos dos dois cursos, além da qualificação, foram beneficiados com a diminuição de pena pelo estudo: a cada 12 horas de ensino, um dia foi reduzido do tempo total da pena. Todos receberam certificado de conclusão do curso. (Repórter: Felippe Salles)