Parceria entre professor e pedagogo melhora trabalho em sala de aula no Paraná

04/10/2019
Em uma única turma, o professor encontra estudantes com potencial pedagógico muito alto, alunos com diferença de idade ou série e, ainda, jovens com necessidades especiais que frequentam as Salas de Recurso. O desafio é amenizar as desigualdades e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Essa realidade foi encontrada pelo professor de Geografia do Colégio Estadual do Campo de Lagoa Seca, em Candói, no Centro-Oeste do Estado, Rafael Ivanhinchen. Ele explica que contou com o apoio da pedagoga Bibiana Turco para desenvolver estratégias pedagógicas e valorizar as potencialidades dos alunos, como materiais didáticos extras direcionados e atividades em grupo. A prática pedagógica implementada pela dupla é uma técnica de formação que aproxima professores e pedagogos e possibilita a continuidade do trabalho já desenvolvido fora da sala de aula, quando os profissionais analisam, juntos, como está a aprendizagem do aluno, quais são as dificuldades encontradas durante as aulas e como ajudar o professor a encontrar soluções. Para que a observação de sala de aula resulte em um intercâmbio positivo de experiências e conhecimentos, a atividade deve ser implementada para fortalecer a relação de confiança entre os profissionais. Segundo o diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Raph Gomes Alves, é fundamental que a prática seja planejada e negociada com o professor.// SONORA RAPH GOMES ALVES//A prática também é aplicada no Colégio Estadual Bernardina Schleder, em União da Vitória, no Sul do Estado. De acordo com a pedagoga da instituição, Marcia Pressendo, explica que todos os trabalhos desenvolvidos no colégio são bem conversados entre a tutora do Núcleo Regional de Educação e a equipe pedagógica da instituição.// SONORA MARCIA PRESSENDO//O processo de observação em sala de aula resultou na melhoria da aprendizagem da turma em Candoi, inclusive na comparação entre a primeira e segunda edições da Prova Paraná. A expectativa agora é pelo resultado da terceira e de acordo com a direção da instituição, a presença da pedagoga na sala aumentou a autoestima e o senso de responsabilidade dos alunos. (Repórter: Priscila Paganotto)