Parceria entre Estado e Itaipu acelera a revitalização da Estrada Boiadeira, no Noroeste
05/02/2021
Um convênio entre o Governo do Estado e a Itaipu Binacional traz melhorias à mobilidade de uma das principais ligações do Paraná com o vizinho Mato Grosso do Sul, os dois maiores produtores agrícolas do País. Trata-se das obras de revitalização da BR-487, mais conhecida como Estrada Boiadeira, que recebe investimentos de 223 milhões e 800 mil reais. A maior parte do trecho de 46 quilômetros será pavimentada, reduzindo os custos logísticos de produção do campo. Nesta sexta-feira, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-geral de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, estiveram no distrito de Santa Eliza, em Umuarama, para o lançamento da pedra fundamental da obra. Na solenidade, também foi formalizado o convênio autorizando o repasse dos recursos da binacional para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, que recebeu a gestão da obra do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. O governador Ratinho Junior destaca a parceria com a Itaipu para tirar do papel projetos estratégicos para a infraestrutura paranaense.// SONORA RATINHO JUNIOR.// O governador acrescenta que a rota será estratégica para o escoamento da produção agrícola dos dois estados e também para a concretização do projeto do Corredor Bioceânico, que integrará o oceano Atlântico ao Pacífico através de um corredor multimodal entre os portos de Paranaguá e de Antofagasta, no Chile.// SONORA RATINHO JUNIOR.// O projeto da Estrada Boiadeira faz parte de um conjunto de obras financiadas pela margem brasileira de Itaipu e executadas pelo Governo do Estado, em um pacote que soma um bilhão e 400 milhões de reais em investimentos. Segundo o general Silva e Luna, a parceria entre Governo do Estado e Itaipu ajuda a melhorar a logística regional.// SONORA SILVA E LUNA.// A obra na Estrada Boiadeira foi dividida em três lotes, sendo que o recurso de 223 milhões e 800 mil reais é para o Lote 1, que inicia na divisa com o Mato Grosso do Sul, no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma, e segue até Umuarama. Com o asfalto implantado neste traçado, os carros e caminhões que vêm do estado vizinho vão conseguir economizar até 20 quilômetros para chegar a Umuarama, já que hoje é preciso desviar dos trechos não pavimentados. A Estrada Boiadeira, conforme o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, se soma a outro projeto importante do Governo do Estado no Noroeste, que é a duplicação da PR-323.// SONORA SANDRO ALEX.//
O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, lembrou que a população espera há décadas pela pavimentação da rodovia, que vai influenciar no desenvolvimento regional e reduzir o fluxo de veículos pesados que trafegam pela área urbana de Umuarama.// SONORA CELSO POZZOBOM.// Estão previstas, neste lote, melhorias entre o distrito de Porto Camargo e Icaraíma, um trecho de cerca de 10 quilômetros que já é asfaltado; a construção de um contorno em Icaraíma, para desviar o fluxo de veículos pesados da cidade; e a pavimentação do traçado original da Boiadeira, de Icaraíma ao distrito Serra dos Dourados, já em Umuarama. Neste trecho, também está inclusa a construção de outro contorno, de mais de 4 quilômetros, em Santa Eliza. No total, o investimento contempla 46 quilômetros de rodovias, sendo que alguns trechos já estão em obras. A formalização do convênio deve acelerar a liberação dos recursos e dar mais velocidade aos trabalhos. Atualmente, cerca 250 trabalhadores estão à frente das obras. A previsão é que elas estejam concluídas até o início de 2022. A revitalização também vai facilitar o acesso da região à cidade de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, onde será construída uma nova ponte internacional entre Brasil e Paraguai, sobre o Rio Paraguai, com recursos da margem paraguaia de Itaipu. (Repórter: Sérgio Aguiar)
O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, lembrou que a população espera há décadas pela pavimentação da rodovia, que vai influenciar no desenvolvimento regional e reduzir o fluxo de veículos pesados que trafegam pela área urbana de Umuarama.// SONORA CELSO POZZOBOM.// Estão previstas, neste lote, melhorias entre o distrito de Porto Camargo e Icaraíma, um trecho de cerca de 10 quilômetros que já é asfaltado; a construção de um contorno em Icaraíma, para desviar o fluxo de veículos pesados da cidade; e a pavimentação do traçado original da Boiadeira, de Icaraíma ao distrito Serra dos Dourados, já em Umuarama. Neste trecho, também está inclusa a construção de outro contorno, de mais de 4 quilômetros, em Santa Eliza. No total, o investimento contempla 46 quilômetros de rodovias, sendo que alguns trechos já estão em obras. A formalização do convênio deve acelerar a liberação dos recursos e dar mais velocidade aos trabalhos. Atualmente, cerca 250 trabalhadores estão à frente das obras. A previsão é que elas estejam concluídas até o início de 2022. A revitalização também vai facilitar o acesso da região à cidade de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, onde será construída uma nova ponte internacional entre Brasil e Paraguai, sobre o Rio Paraguai, com recursos da margem paraguaia de Itaipu. (Repórter: Sérgio Aguiar)