Parceria e investimentos são temas de reunião do vice-governador com novo cônsul-geral do Japão

24/11/2021
O novo cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, se reuniu nesta quarta-feira com o vice-governador Darci Piana no Palácio Iguaçu. Um dos assuntos tratados foi a parceria em tecnologia para a agroindústria paranaense.

O vice-governador lembrou a tradição japonesa na história do Estado.// SONORA DARCI PIANA.//

Piana também destacou o interesse na tecnologia japonesa para o biogás, uma vez que o Paraná é o principal produtor de frangos e o segundo maior produtor de suínos. Assim, existe um potencial muito grande para gerar energia, além de resolver um problema ambiental e evitar que os dejetos não contaminem o solo e água.

Hamada ressaltou que entre os pontos discutidos está a ampliação da parceria entre o Paraná e o Japão.// SONORA KEIJI HAMADA.//

Os governos do estado do Paraná e da província de Hyogo completaram 51 anos da irmandade, firmada por convênio em maio de 1970. O jubileu de ouro, de 50 anos, não pôde ser celebrado devido à pandemia.

O Paraná tem laços de irmandade com a província de Hyogo e quatro municípios paranaenses têm irmandade com cidades japonesas: Curitiba é cidade-irmã de Himeji; Londrina é de Nishinomiya; Maringá é de Kakogawa; e Paranaguá é de Awaji-shi.

Nesta quarta-feira, o vice-governador recebeu o embaixador da República de El Salvador no Brasil, Víctor Manuel Lagos Pizzati, sendo a primeira visita do embaixador ao Paraná. (Repórter: Felippe Salles)