Parceria com iniciativa privada transforma o Porto de Paranaguá
22/06/2020
A parceria entre autoridade portuária e operadores da Portos do Paraná está transformando o Porto de Paranaguá. Nesta semana, começou a funcionar um novo shiploader, equipamento usado para carregar navios, no berço 206. Também está sendo instalado um novo guindaste móvel para descarga de fertilizante, nos berços 208, 209 e 211. Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, os investimentos são privados e fazem parte dos contratos firmados entre as empresas operadoras, arrendatárias e o poder público.
Neste modelo, os bens reversíveis, adquiridos pelo setor privado, passam a integrar o patrimônio da União após o período de contrato. O investimento de 30 milhões de reais no berço 206 é da Bunge. O equipamento fez a primeira operação essa semana e carregou 32 mil toneladas de farelo de soja no navio Siana, que partiu com destino a Cingapura. O diretor de Operações, Luiz Teixeira, explicou que o shiploader faz parte de um projeto de modernização da faixa portuária e possui sistema de captação de pó, que reduz a emissão de partículas no ar durante o carregamento de navios.
A Rocha Terminais Portuários vai instalar uma nova grua móvel para desembarque de fertilizantes, nos berços 208, 209 e 211. Foram investidos três milhões e 600 mil Euros. O guindaste tem capacidade de 100 toneladas de carga e grabs de descarga de 28 metros cúbicos. Ele chegou no último dia 6 e deve entrar em operação nos próximos dias. Em julho, dois equipamentos para movimentação de contêineres usados no porto completam um ano. Os portêineres são os maiores do Brasil, com 66 metros de lança e 50 metros de vão livre a partir do trilho, podendo alcançar até 24 fileiras no navio. A aquisição faz parte da ampliação do Terminal de Contêineres de Paranaguá. Os investimentos superam os 600 milhões de reais, sendo considerada a maior obra do setor portuário do Brasil nos últimos anos. Outros detalhes sobre os investimentos em Paranaguá podem ser conferidos no site xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)
Neste modelo, os bens reversíveis, adquiridos pelo setor privado, passam a integrar o patrimônio da União após o período de contrato. O investimento de 30 milhões de reais no berço 206 é da Bunge. O equipamento fez a primeira operação essa semana e carregou 32 mil toneladas de farelo de soja no navio Siana, que partiu com destino a Cingapura. O diretor de Operações, Luiz Teixeira, explicou que o shiploader faz parte de um projeto de modernização da faixa portuária e possui sistema de captação de pó, que reduz a emissão de partículas no ar durante o carregamento de navios.
A Rocha Terminais Portuários vai instalar uma nova grua móvel para desembarque de fertilizantes, nos berços 208, 209 e 211. Foram investidos três milhões e 600 mil Euros. O guindaste tem capacidade de 100 toneladas de carga e grabs de descarga de 28 metros cúbicos. Ele chegou no último dia 6 e deve entrar em operação nos próximos dias. Em julho, dois equipamentos para movimentação de contêineres usados no porto completam um ano. Os portêineres são os maiores do Brasil, com 66 metros de lança e 50 metros de vão livre a partir do trilho, podendo alcançar até 24 fileiras no navio. A aquisição faz parte da ampliação do Terminal de Contêineres de Paranaguá. Os investimentos superam os 600 milhões de reais, sendo considerada a maior obra do setor portuário do Brasil nos últimos anos. Outros detalhes sobre os investimentos em Paranaguá podem ser conferidos no site xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)