Parceria busca aumentar emprego e renda em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano no Paraná

12/06/2019
Vários órgãos do Governo do Estado se reuniram nesta semana para iniciar as discussões de parceria voltada à geração de emprego e renda no Paraná. As conversas aconteceram na agência paranaense do BRDE, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Segundo o diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley Lipski, o objetivo é criar um programa de desenvolvimento que invista em municípios com baixo IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, que impacte na economia local e introduza novas tecnologias às empresas e ao campo.// SONORA WILSON BLEY LIPSKI//A proposta consiste em uma linha de financiamento, com recursos do BRDE e da Fomento Paraná, que apoie a inovação e a sustentabilidade na agricultura e o desenvolvimento tecnológico em micro, pequenas e médias empresas inovadoras. O setor turístico e as cooperativas também podem ser fomentados.A iniciativa vai ser desenvolvida em conjunto e cada órgão deve ser responsável por uma área do projeto. O secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, é quem vai liderar o processo, discutindo as melhores maneiras de pôr a ideia em prática. O secretário de Estado da Fazenda, Renê Garcia Júnior, apresentou dados da longevidade das empresas no Paraná. Um dos objetivos da proposta que está sendo discutida é consolidar no mercado os empreendimentos que vão ser apoiados, resultando em um maior tempo de vida. Os detalhes técnicos desta parceria devem ser ajustados na próxima semana, em outra reunião na Agência Paraná do BRDE. (Repórter: Priscila Paganotto)