Paranaguá é rota de navios capazes de carregar até 12 mil contêineres
31/10/2020
Os portos do Paraná se consolidam como rota dos navios conteineiros de grande capacidade de carga na América Latina. Nos últimos dois meses, o Terminal de Contêineres de Paranaguá recebeu cinco embarcações com capacidade para carregar quase 12 mil unidades de contêineres, equivalentes a 20 pés. Um sexto navio desse porte chega ao terminal paranaense, neste sábado. De acordo com o diretor-presidente da empresa pública que administra os portos no Estado, Luiz Fernando Garcia, o Paraná reforça a posição como hub logístico e conta com infraestrutura de ponta para atender a demanda mundial, por navios de grande porte. Isso só é possível graças aos investimentos, públicos e privados, em obras de dragagem, expansão de cais e equipamentos.// SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA.//
Esta é a primeira vez que o navio Kota Pusaka atraca no Porto de Paranaguá. A embarcação tem bandeira de Hong Kong, mede 330 metros de comprimento com 48 metros de largura e é capaz de carregar 11.923 unidades de contêineres. Segundo o operador da carga, a empresa TCP, serão quase 1.300 movimentos, entre carga e descarga de contêineres, nesta parada do navio, em Paranaguá. O fluxo é bem acima da média que costuma ser de cerca de 600 movimentos por atracação. O terminal está localizado em posição geograficamente privilegiada, no centro do principal eixo logístico de entradas e saídas de cargas do país. O porto paranaense deve receber ainda mais embarcações como essas, após as obras de derrocagem. A explosão submarina do maciço rochoso, conhecido como Pedra da Palangana foi assinada em setembro. A remoção do material permitirá o aprofundamento do canal de acesso para até 14 metros. Com isso, o porto paranaense garante maior segurança na navegação, o que evita acidentes e aumenta a competitividade. A obra será totalmente custeada pela Portos do Paraná, que investe 23 milhões e 200 mil reais nos serviços. O ganho estimado é de 1 metro de profundidade, o equivalente a mais 120 contêineres extras por navio. (Repórter: Amanda Laynes)
Esta é a primeira vez que o navio Kota Pusaka atraca no Porto de Paranaguá. A embarcação tem bandeira de Hong Kong, mede 330 metros de comprimento com 48 metros de largura e é capaz de carregar 11.923 unidades de contêineres. Segundo o operador da carga, a empresa TCP, serão quase 1.300 movimentos, entre carga e descarga de contêineres, nesta parada do navio, em Paranaguá. O fluxo é bem acima da média que costuma ser de cerca de 600 movimentos por atracação. O terminal está localizado em posição geograficamente privilegiada, no centro do principal eixo logístico de entradas e saídas de cargas do país. O porto paranaense deve receber ainda mais embarcações como essas, após as obras de derrocagem. A explosão submarina do maciço rochoso, conhecido como Pedra da Palangana foi assinada em setembro. A remoção do material permitirá o aprofundamento do canal de acesso para até 14 metros. Com isso, o porto paranaense garante maior segurança na navegação, o que evita acidentes e aumenta a competitividade. A obra será totalmente custeada pela Portos do Paraná, que investe 23 milhões e 200 mil reais nos serviços. O ganho estimado é de 1 metro de profundidade, o equivalente a mais 120 contêineres extras por navio. (Repórter: Amanda Laynes)