Paranaguá é maior porto exportador de óleo vegetal e frango congelado do Brasil
06/02/2025
O Porto de Paranaguá liderou no ano passado a movimentação nacional de óleo vegetal, frango congelado e fertilizantes. Dados do Comex Stat mostram que as duas primeiras mercadorias foram campeãs de exportação, enquanto os fertilizantes lideraram as importações no porto paranaense. Foram exportados, no ano passado, 697 mil toneladas de óleo vegetal e dois milhões e 894 mil toneladas de frango congelado. Já a importação de fertilizantes ficou em 11 milhões e 140 mil toneladas. No caso dos granéis líquidos, a movimentação do píer público respondeu por 53% das operações totais do País. Em relação à carne de frango congelado, o transporte é feito em contêineres com controle de temperatura, em uma área com 5.268 tomadas, que representa o maior pátio deste tipo da América do Sul. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou que a infraestrutura constantemente crescente de Paranaguá é fator essencial para a obtenção desses resultados. // SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA //
A grande variedade de commodities que passaram pelos portos paranaenses contribuiu para a liderança nacional nesses segmentos e para o novo recorde de movimentação em 2024. A possibilidade de atuar com vários segmentos compensou, por exemplo, a redução no embarque de soja e milho, ocasionada, entre outros fatores, pelos preços internacionais pouco atrativos. Ainda assim, os cereais mantiveram protagonismo na importação. O trigo, malte e a cevada responderam por um crescimento de 76% na movimentação de grãos em relação a 2023. O market share de importação da cevada, por exemplo, ultrapassou 40%. A movimentação de cevada no Porto de Paranaguá cresceu 168%, enquanto a do trigo aumentou 157%. Como corredor exportador, a Portos do Paraná foi responsável pela saída de seis milhões e 412 mil toneladas de açúcar a granel, representando um crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Já o açúcar ensacado alcançou 846 mil toneladas, um aumento de 43% na mesma comparação. Ao todo, foram registradas 2.724 atracações em Paranaguá e Antonina ao longo de 2024, um aumento de 4% em relação ao ano anterior, quando 2.620 embarcações passaram pelos berços de atracação. Outro número que impressiona é o de vagões: 278 mil unidades acessaram os portos paranaenses, contra perto de 276 mil no ano anterior. Já no pátio de triagem, foram registrados 392 mil caminhões. (Repórter: Gustavo Vaz)
A grande variedade de commodities que passaram pelos portos paranaenses contribuiu para a liderança nacional nesses segmentos e para o novo recorde de movimentação em 2024. A possibilidade de atuar com vários segmentos compensou, por exemplo, a redução no embarque de soja e milho, ocasionada, entre outros fatores, pelos preços internacionais pouco atrativos. Ainda assim, os cereais mantiveram protagonismo na importação. O trigo, malte e a cevada responderam por um crescimento de 76% na movimentação de grãos em relação a 2023. O market share de importação da cevada, por exemplo, ultrapassou 40%. A movimentação de cevada no Porto de Paranaguá cresceu 168%, enquanto a do trigo aumentou 157%. Como corredor exportador, a Portos do Paraná foi responsável pela saída de seis milhões e 412 mil toneladas de açúcar a granel, representando um crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Já o açúcar ensacado alcançou 846 mil toneladas, um aumento de 43% na mesma comparação. Ao todo, foram registradas 2.724 atracações em Paranaguá e Antonina ao longo de 2024, um aumento de 4% em relação ao ano anterior, quando 2.620 embarcações passaram pelos berços de atracação. Outro número que impressiona é o de vagões: 278 mil unidades acessaram os portos paranaenses, contra perto de 276 mil no ano anterior. Já no pátio de triagem, foram registrados 392 mil caminhões. (Repórter: Gustavo Vaz)