Paranacidade apresenta uso alternativo de pavimentação

02/04/2019
A preocupação com o meio ambiente é o fator decisivo para a adoção de obras públicas sustentáveis. A tendência, registrada há décadas em países europeus e na América do Norte, chega com força ao Paraná, a partir de um esforço do Paranacidade, Serviço Social Autônomo, ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, em apresentar às prefeituras os benefícios do uso de materiais permeáveis em obras de pavimentação.
Em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, as antigas pedras das calçadas são substituídas por blocos de concreto poroso. São várias as características que tornam a obra ambientalmente correta e uma delas é a aplicação dos chamados “pavers” porosos, blocos de concreto que garantem a existência de espaços e permitem a passagem da água para o solo. Nos pavimentos impermeáveis, a água é dirigida às galerias e, assim, dependendo do volume de chuva, pode causar alagamentos. Além disso, o processo construtivo também precisa seguir o conceito da sustentabilidade.
O engenheiro civil do Paranacidade, Luiz Antonio Silveira Xavier, afirma que a base deve ser preparada para agir como um dreno, com uma camada de areia coberta por duas camadas de pedras britas, de granulometrias diferentes, ficando a etapa mais abaixo com pedras de diâmetro maior e, em contato com os blocos, uma camada de pedras finas.// SONORA LUIZ ANTONIO SILVEIRA XAVIER//A escolha desse sistema pela Prefeitura de Piraquara aconteceu depois de testes feitos no ano passado. Como o material já está normatizado no Brasil, o objetivo dos técnicos é verificar os resultados e observar a necessidade de eventuais adaptações que se mostrem necessárias diante das condições do terreno da Região. (Repórter: Priscila Paganotto)