Paraná vai instalar novos radares meteorológicos

17/07/2019
O Governo do Paraná está trabalhando para viabilizar a compra de novos radares Banda X para monitoramento meteorológico e previsão de desastres naturais. O projeto prevê a ampliação da cobertura com novos equipamentos na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Londrina e Maringá. A Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes está desenvolvendo o projeto em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e com o Simepar, o Sistema Meteorológico do Paraná, para a implantação de novas unidades do Banda X. O projeto foi discutido nesta semana, com a participação do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura, e de representantes da empresa japonesa JRC, especializada no campo da eletrônica sem fio para a indústria de comunicações. O coordenador de Proteção e Defesa Civil, Ricardo Silva, disse que um radar foi cedido em 2008 pela JRC e o equipamento apresentou resultados fundamentais na prevenção de desastres.Após a formatação do modelo para a compra dos novos radares, o projeto vai para a chancela do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge. De acordo com o representante da Secretaria do Planejamento, Maurício Scandelari, a equipe técnica está avaliando o melhor formato para a compra dos equipamentos.// SONORA MAURÍCIO SCANDELARI//O radar faz o monitoramento meteorológico a cada minuto de uma área específica, incluindo o processamento das informações que indicam a possibilidade de ocorrências de deslizamentos e inundações. (Repórter: Priscila Paganotto)