Paraná vai implantar projeto federal de segurança pública

19/03/2019
O Paraná é um dos cinco estados brasileiros escolhidos pelo governo federal para participar do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta. O projeto-piloto, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Nacional da Segurança Pública, visa reduzir crimes por meio de ações integradas entre as esferas estaduais, federais e municipais. O governador Carlos Massa Ratinho Junior reuniu-se, nesta terça-feira, com o secretário nacional da Segurança Pública, Guilherme Theophilo, que fez uma apresentação do projeto. O encontro aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O governador disse que a segurança pública é uma das prioridades do Estado e destacou a importância de parcerias com o governo federal. // SONORA RATINHO JUNIOR.// Ele disse, também, que vai criar junto com o governo federal uma política de fronteira nas regiões do Estado que fazem divisa com o Paraguai e a Argentina. O projeto prevê diagnóstico de criminalidade, cooperação entre forças policiais, planejamento de força-tarefa com foco em redução de criminalidade e ações de segurança pública integradas com as áreas de saúde, educação, habitação, emprego, cultura, esporte e turismo. No Paraná, a iniciativa vai ser implantada inicialmente no município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A previsão do governo federal é que as atividades comecem em junho. O secretário nacional da Segurança Pública, Guilherme Theophilo, disse que o interesse do governador foi relevante na escolha do Paraná para participação no projeto.// SONORA GUILHERME THEOPHILO.// O secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Luiz Felipe Carbonell, disse que a ligação do Estado com o Governo Federal no combate à criminalidade é fundamental em todas as áreas. // SONORA LUIZ FELIPE CARBONELL.// Além de São José dos Pinhais, no Paraná, as cidades de Ananindeua, no Pará, Goiânia, em Goiás, e Cariacica, no Espírito Santo, também vão participar. O quinto município vai ser da região Nordeste do país, mas ainda não foi definido. A escolha das localidades foi baseada nos índices de criminalidade de cada região. Após a fase inicial do projeto, ele vai ser expandido para outros estados do Brasil. (Repórter: Juliano Gondim)