Paraná tem tudo pronto para a temporada nas praias

06/12/2019
O Governo do Paraná concluiu os últimos detalhes da operação da temporada de verão que, neste ano, é aberta oficialmente no dia 21 deste mês, em Matinhos, no Litoral do Estado, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. As ações acontecem no Litoral e nas praias de água doce no Interior do Estado, nas Costas Leste, Oeste e Noroeste. O Verão Maior é marcado por reforço de policiais e bombeiros e nos serviços públicos dos órgãos estaduais, em parceria com os municípios. A temporada também conta com eventos até o mês de março, como shows com artistas nacionais, queima de fogos, atividades de esporte e lazer, entretenimento, orientações e projetos educativos. O governador afirmou que uma série de atrativos farão com que os turistas conheçam ainda mais o Estado, do Litoral à Costa Oeste.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//Para atender os moradores e veranistas, o efetivo de policiais civis e militares, do Corpo de Bombeiros, de investigadores, escrivães e delegados, vai ser ampliado. A estrutura tem viaturas, módulos, motocicletas, bicicletas e helicóptero. Antes do início das atividades de verão, os detentos das carceragens do Litoral do Estado serão removidos. A Central de Monitoramento de Tornozeleira Eletrônica presta apoio às ações, bem como equipes da Seção de Operações Especiais, que fazem fiscalizações nas carceragens de delegacias para retirar materiais ilícitos. O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho, destacou que a parceria entre o Estado e as prefeituras municipais é a chave do programa Verão Maior.// SONORA ROMULO MARINHO//Nas estradas estaduais, o Batalhão de Polícia Rodoviária e o DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, fazem fiscalização e conservação das rodovias para garantir que o tráfego de veículos seja o mais seguro possível. E o trânsito das cidades ganham atividades de educação. Na área da saúde já estão destinados 5 milhões e 600 mil reais para a contratação de pessoas para trabalhar nos hospitais de Antonina, Matinhos, Morretes e Paranaguá. Nos casos de emergência, tem também o apoio da aeronave da Polícia Militar. A superintendência do Esporte planejou atividades em seis pontos fixos das praias paranaenses e na Costa Oeste. A Copel já reforçou o efetivo operacional e põe contêineres em Matinhos e Guaratuba, além de uma unidade móvel em Pontal do Paraná, com orientações, entrega de folders e empréstimo dos patinetes e bicicletas elétricas. Os veranistas vão contar com a Sanepar para a limpeza das praias durante o dia e o projeto das ecoduchas. O Instituto Ambiental do Paraná atua com fiscalização junto com a Polícia Ambiental, e faz o monitoramento das águas em 49 pontos do Litoral e outros pontos nas praias artificiais do Lago Itaipu, na Costa Oeste. Além disso, as crianças e adolescentes contam com ações de proteção e combate à exploração infantil. (Repórter: Priscila Paganotto)