Paraná tem a terceira menor taxa de desemprego do país

16/05/2019
A taxa de desocupação no Paraná nos primeiros três meses deste ano caiu em relação ao primeiro trimestre do ano passado e faz com que o Estado tenha um dos menores índices de desemprego no país. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 8,9% dos moradores do Paraná estão procurando emprego. Esse índice era de 9,6% no ano passado. Apenas Santa Catarina e Rio Grande do Sul possuem marcas melhores. No Brasil, a taxa de desocupação no 1º trimestre deste ano foi de 12,7%. O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que em quatro meses já foram somados 11 bilhões de reais em investimentos anunciados pela iniciativa privada no Paraná, o que representa mais geração de emprego e desenvolvimento econômico.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR// O governador também lembrou que liberou 2 bilhões de reais em recursos públicos para obras em estradas, uma medida que também contribui para a criação de novas oportunidades de trabalho. Segundo a economista do observatório do Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Suelen Glinski, esse é um excelente resultado, se comparado com o mesmo período do ano passado.// SONORA SUELEN GLINSKI//A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua mostra, ainda, que o trabalhador paranaense tem o quarto maior rendimento médio do Brasil, com 2 mil e 567 reais, atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. O estudo do IBGE mostra que, em relação aos últimos três meses do ano passado, o Paraná registrou aumento na renda do trabalhador de 3,4%, sendo o único Estado do país com variação positiva. Segundo o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, os números comprovam que o Paraná está no caminho certo e que as diretrizes passadas pelo governador Ratinho Junior estão sendo cumpridas.// SONORA NEY LEPREVOST//Além da aproximação com empresas para que as Agências do Trabalhador façam o trabalho de recrutamento e seleção, foram entregues 87 computadores, 63 impressoras, novo mobiliário e materiais gerais. Também foi lançado no início deste ano, o aplicativo Paraná Serviços, que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços. Durante uma entrevista coletiva desta quinta-feira, em Maringá, o governador Ratinho Junior também destacou a redução no número de homicídios em todo o Estado, destacou que planeja o Paraná para 2030 e que negocia grandes pacotes de concessões de infraestrutura. Ele também afirmou que Maringá inspira um modelo de planejamento do Estado para os próximos anos.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//O governador disse que o Porto de Paranaguá deve se tornar, em breve, o maior porto em movimentação de contêineres do País, além da programação para os Portos do Paraná passarem a operar na Bolsa de Valores. Ele também afirmou que espera reduzir o ICMS sobre o querosene usado na aviação civil dentro de um cronograma de ampliação da oferta de voos regionais. Ratinho Junior comemorou, ainda, a diminuição de 32% de homicídios dolosos, com a intenção de matar, em todo o Paraná, na comparação com os primeiros 120 dias do ano passado, e em especial a redução em Maringá, de 30%. (Repórter: Priscila Paganotto)