Paraná tem redução de mais de 24 mil ocorrências de furtos e roubos

25/11/2020
O Paraná registrou redução de 24 mil 377 ocorrências de furtos e roubos de janeiro a setembro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Houve uma diminuição média de 89 furtos e roubos por dia.
Os dados do Relatório Estatístico Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública, divulgados nesta quarta-feira, também mostram que os crimes de furtos e roubos em ambientes públicos, comércio, residências e veículos caíram em todo o Estado nos primeiros nove meses deste ano.
A diminuição de roubo aconteceu em todas as 23 Áreas Integradas de Segurança Pública, forma como o Estado é dividido para análise criminal. De janeiro a setembro de 2020, os registros do crime de roubo, no geral, reduziram cerca de 30% em todo o Paraná.
Os dados ainda apresentam uma redução de 12.890 de furtos no Estado, queda de 11% no período.
O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares , ressaltou que boa parte dos resultados se deve, especialmente, ao trabalho conjunto entre forças de segurança, um grande trabalho das polícias e um planejamento estratégico. //SONORA ROMULO MARINHO SOARES//
A redução nos índices de furtos nos primeiros nove meses deste ano teve destaque nas Áreas Integradas de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina, Cascavel e de Paranaguá.
Quando comparado o número de roubos nos três primeiros trimestres deste ano, a redução foi significativa nas mesmas Áreas Integradas de Segurança Pública.
Curitiba, que compreende a 1ª Área, também apresentou redução nas ocorrências de furtos e roubos de janeiro a setembro deste ano no comparativo com os mesmos meses de 2019: a queda foi de 5,6% nas ocorrências de furtos e de 33,8% para o crime de roubo.
A redução mais expressiva é relacionada a furtos e roubos em ambiente público.
Nessa categoria, a 12ª Área Integrada de Segurança Pública, que compreende Foz do Iguaçu e os municípios da região, foi a que apresentou maior redução de furtos em ambiente público.
O Paraná também teve expressiva queda no número de furtos e roubos de veículos. A redução nas ocorrências de furtos nessa categoria foi de 22,5 % e de 21,6% no crime de roubo. Foz do Iguaçu foi a região que apresentou maior redução. (Repórter: Flávio Rehme)