Paraná tem melhor tempo para abertura de empresas em junho

02/07/2021
A Jucepar, Junta Comercial do Paraná obteve o melhor tempo no país para a abertura de empresas no mês de junho. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, dia do aniversário de 129 anos da instituição. No mês passado, o Estado ficou em quarto lugar.
Para a abertura de empresas em junho deste ano, os 5.467 empresários que protocolaram os pedidos levaram em média 1 dia e 10 horas para concluir o processo. Em junho de 2020 esse tempo era de 3 dias e 5 horas, considerando a análise de 3.500 pedidos de abertura de empresas.
O presidente Marcos Rigoni, destacou que a Jucepar é hoje modelo no Brasil no registro mercantil. //SONORA MARCOS RIGONI//
O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o período na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Do total, 87% das empresas concluíram a abertura em menos de três dias, 8% entre três e cinco dias, 2% entre cinco e sete dias, e outros 3% em mais de sete dias.
A Jucepar ficou em segundo lugar no tempo de consulta de viabilidade total. O empresário levou 17 horas para saber se o nome da empresa e endereço estavam disponíveis. O Estado ficou atrás de São Paulo, com 16 horas.
O Paraná continua sendo o terceiro Estado com mais pedidos de abertura de empresas do país, 5.467, atrás de São Paulo, com 21.949 e Minas Gerais, com 6.779.
Nesta sexta-feira, dia 02, a Jucepar completou 129 anos de existência. Responsável pelo registro e legalização das empresas mercantis no Paraná, a instituição hoje tem orgulho de ser modelo e de figurar entre as melhores Juntas Comerciais no âmbito nacional.
Graças ao engajamento e competência de colaboradores, números expressivos de desempenho foram atingidos por meio de ações voltadas à desburocratização, investimentos na modernização dos sistemas e no aperfeiçoamento da comunicação institucional. (Repórter: Flávio Rehme)