Paraná tem margem para ampliar ainda mais a agropecuária

12/03/2019
O agronegócio paranaense representa 33% do PIB do Estado, emprega 840 mil pessoas e é responsável por 70% das exportações, algo em torno de 14 bilhões de dólares por ano, segundo apresentação feita pelo secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, na reunião de secretariado desta terça-feira. Ortigara disse que o Paraná é um destaque, mas há margem para ampliar ainda mais essa estrutura e a produção. Ele afirmou que os desafios para os próximos anos passam por incrementar o uso de tecnologia, trabalhar as matérias-primas, aumentar a competitividade dos produtos no mercado internacional com a diversificação da infraestrutura e livrar a produção de proteína animal de vacinações que mancham a imagem internacional do produto paranaense. De acordo com o secretário, o Estado é líder na produção de proteínas animais na soma das carnes e segundo maior produtor de grãos.// SONORA NORBERTO ORTIGARA.// O Paraná é o terceiro maior exportador do País no setor de agronegócio. São 15 milhões de hectares plantados, de cerca de 305 mil produtores distintos. Nas últimas décadas o Paraná se tornou o 2° maior produtor de soja, 2° maior produtor de milho, maior produtor brasileiro de trigo; 3° maior produtor de tabaco e maior produtor de feijão. O Estado também se destaca na produção de leite, suínos, frango, seda e erva-mate, levando esses produtos para os principais mercados consumidores do mundo. Na questão do leite, o Paraná se prepara para exportação e atração de investimentos para diversificação; no abate de suínos, para alcançar a meta de 1 milhão de toneladas. Mas, segundo Norberto Ortigara, o Paraná ainda tem desafios a superar.// SONORA NORBERTO ORTIGARA.// O secretário de Agricultura e Abastecimento também destacou que o setor está aberto para parcerias e investimentos que fomentem o desenvolvimento tecnológico do campo e das indústrias que processam proteína. Na reunião, o vice-governador Darci Piana explicou que o agronegócio é fundamental para a economia parananense.// SONORA DARCI PIANA.// Na reunião de secretariado desta terça-feira, o secretário de Saúde, Beto Preto, esclareceu que o Paraná não vive momento de surto ou epidemia de qualquer doença, mas que é preciso reforçar a vacinação nas áreas de risco contra febre amarela, principalmente na região do Litoral. O Paraná vacina 88 mil crianças por mês contra meningite, mas tem recebido do governo federal cerca de 66 mil doses. O governador Carlos Massa Ratinho Junior não participou da reunião porque foi convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para a recepção ao presidente paraguaio Mário Benítez. Na reunião bilateral foram discutidas a construção da segunda ponte de Foz do Iguaçu com recurso da Itaipu Binacional. (Repórter: Amanda Laynes)