Paraná tem ano de consolidação e aperfeiçoamento na gestão da saúde pública

31/12/2023
Em 2023, a Sesa, Secretaria de Estado da Saúde, promoveu cerca de 400 treinamentos, workshops, diálogos integrados, eventos e capacitações abrangendo mais de 20 áreas técnicas. As ações qualificaram e aperfeiçoaram o conhecimento de servidores da própria secretaria e também das 22 Regionais de Saúde e secretarias municipais para o trabalho realizado dentro do SUS do Paraná. São exemplos as capacitações realizadas pelo Sistema Estadual de Transplantes, que alcançaram cerca de mil servidores, as do PlanificaSUS Paraná, com 10 mil servidores, e as voltadas à vacinação de qualidade, com mais de mil servidores beneficiados. Voltados para cada área de abrangência e especialidade, as capacitações e cursos estão dentro da proposta de educação permanente em Saúde para a qualificação dos serviços oferecidos à população pelo Governo do Estado e também para nortear e orientar os gestores e equipes dos 399 municípios do Paraná. Da teoria à prática, presencial ou a distância, as iniciativas garantiram fortalecimento das ações de saúde desenvolvidas para os paranaenses. Durante o ano de 2023 mais de 134 eventos puderam ser concluídos, sendo 78 capacitações, 13 cursos, 15 webinários, 12 oficinas, 11 seminários, dois simpósios, dois fóruns e um congresso. A Diretoria de Atenção em Vigilância em Saúde da Sesa foi o segmento que mais contabilizou esse tipo de trabalho, já que abrange inúmeras áreas: Atenção Primária, Promoção da Saúde, Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e de Saúde do Trabalhador. Houve, ainda, 10 oficinas para sistematização de ações para vacinação de alta qualidade; 25 treinamentos e capacitações para técnicos do Laboratório Central do Estado; e a disponibilização de 136 cursos pela Escola de Saúde neste ano, alcançando 40 mil profissionais de saúde. Todos os detalhes em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)