Paraná tem 28 centros para atendimento ao paciente com câncer

04/02/2020
Nesta terça-feira, no Dia Mundial do Câncer, a Secretaria de Estado da Saúde alerta sobre a responsabilidade do Estado e de cada um na prevenção do câncer, que é considerado um problema de saúde pública, com tendência de crescimento nos próximos anos. O Paraná conta com uma rede formada por 28 estabelecimentos habilitados e em operação como Unidades de Assistência de Alta Complexidade e Centros de Assistência de Alta Complexidade, que atuam oferecendo atendimento especializado e integral ao paciente com câncer. Todas essas unidades ofertam atendimento pelo SUS. A rede de saúde disponibiliza o atendimento inicial em todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado. O secretário da Saúde, Beto Preto, destacou que são feitos diversos exames para que aconteça o encaminhamento adequado do paciente.
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde, investe em obras que ampliarão o atendimento especializado, como a construção da ala infantil do Hospital Erasto Gaertner, o Erastinho, em Curitiba, e do Hospital do Câncer de Guarapuava; e na ampliação de serviços de radioterapia da Policlínica de Pato Branco e do Hospital da Providência, em Apucarana. Existem mais de 100 tipos de câncer. A doença mata mais de 7 milhões e 500 mil pessoas por ano no mundo, sendo que mais da metade dos casos é de pacientes com idade entre 30 e 69 anos. No Paraná, o maior número de casos entre as mulheres é pelo câncer de mama, e, entre os homens, o câncer de brônquios e pulmões. Segundo a coordenadora de Promoção à Saúde da Secretaria da Saúde, Elaine Oliveira, todos devem estar atentos às transformações do corpo e buscar ajuda profissional em situações diferentes ou suspeitas.
A chefe da Divisão de Atenção às Neoplasias, da Secretaria Estadual de Saúde, Rejane Teixeira, destacou que os fatores de risco podem causar diferentes tipos de câncer.
O Paraná participa da campanha nacional, divulgando as medidas preventivas junto à população; as principais são: praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, evitar o uso do tabaco e seus derivados e fazer uso de protetor solar. No ano passado, foram mais de 27 mil casos de câncer diagnosticados pelo SUS no Paraná, sendo o câncer de mama o mais incidente. (Repórter: Rodrigo Arend)