Paraná será o primeiro Estado a aderir ao programa Detox Digital Brasil

26/06/2019
O Paraná será o primeiro estado a aderir ao programa Desafio Detox Digital Brasil, que o governo federal lançará no dia 4 de julho, em Brasília. A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho teve participação ativa na elaboração do programa, que é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e visa promover uma mobilização e conscientização nacional sobre a utilização ética, saudável e segura dos recursos tecnológicos digitais. O secretário Ney Leprevost participará do lançamento nacional, junto com o diretor do Departamento de Justiça, Felipe Hayashi, que coordena a Força-Tarefa Infância Segura, e a assessora técnica da Secretaria, Cineiva Campoli Tono, mestre em educação, doutora em Tecnologia e Sociedade e uma das mentoras do projeto. Segundo Leprevost, a iniciativa promove o uso saudável das ferramentas digitais.
O Desafio Detox Digital faz parte do Programa Reconecte, também do governo federal, que oferece conhecimento científico para a população a respeito dos limites e dos riscos do uso diário de smartphones, tablets, computadores e outros aparelhos conectados à internet. No Paraná, o Programa de Detox Digital faz parte das ações previstas no Pacto Infância Segura, e integrará a Política Pública de Proteção Integral da Criança e do Adolescente Paranaenses. Além disso, contará com um braço legislativo, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e da Pessoa com Deficiência. Felipe Hayashi destacou que haverá um grande trabalho para espalhar a campanha nas escolas estaduais do Paraná, além de outros agentes diretamente ligados à infância e juventude.// SONORA FELIPE HAYASHI.//

Os principais temas abordados serão o ciberbullying, selfitie, selfiefatal, nomofobia, tecnostress, aliciamento e pedofilia; celular e trânsito, pescoço de texto, dedo de gatilho, transtorno de jogo eletrônico, desafios perigosos na internet. O projeto prevê seminários, palestras e campanha nas redes sociais, e também a formação de multiplicadores junto aos 32 núcleos regionais da Secretaria da Educação e Esporte, além de profissionais das áreas de Justiça, Saúde, Segurança e Assistência Social. O lançamento no Estado será dia 8 de julho, na Assembleia Legislativa, em Curitiba. (Repórter: Wyllian Soppa)