Paraná se destaca em fórum nacional pela política de investimentos nas mulheres

13/06/2024
O Paraná foi destaque no II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para Mulheres, realizado em Brasília, nesta semana. Chamou a atenção a experiência pioneira do Estado na transferência de recursos públicos para os municípios, na modalidade fundo a fundo, sendo o único estado com um sistema de financiamento específico para políticas voltadas às mulheres. O encontro reuniu cerca de 300 gestoras para troca de experiências e boas práticas nesta área, além de ter sido um espaço de debate sobre orçamento para ações voltadas às mulheres, misoginia, igualdade salarial e violência de gênero e à participação das mulheres em espaços de poder. A diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Semipi, Mariana Neris, explica como os repasses de recursos ajudam a implementar diversas iniciativas. // SONORA MARIANA NERIS //

No ano passado, o repasse fundo a fundo foi de 6 milhões de reais aos 75 municípios que preencheram os requisitos. O dinheiro foi utilizado em ações e políticas para as mulheres. Os valores variaram de 45 mil a 210 mil reais, por município, de acordo com o porte e estruturas existentes. Neste ano, o Estado autorizou o repasse de 20 milhões de reais para as prefeituras aplicarem no fortalecimento da rede de proteção e no enfrentamento das violências. A Semipi já habilitou 154 municípios para receber recursos para programas e ações voltadas às mulheres, na modalidade de transferência feita diretamente do Fedim-PR para fundos municipais. O número de cidades elegíveis cresceu 105% em relação aos 75 municípios beneficiados no último ano. Além do sistema de repasse de recursos, a Semipi destacou a Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, que leva programas aos municípios e está concorrendo ao Prêmio Innovare 2024 na categoria Justiça e Cidadania. Neste ano, a Caravana já visitou Goioerê, Paranavaí e Ivaiporã, e chegará a Foz do Iguaçu em junho. A iniciativa envolve outras secretarias estaduais e a Associação dos Municípios do Paraná. (Repórter: Gabriel Ramos)