Paraná registra mais dois casos de febre amarela

07/02/2019
O boletim desta semana da Secretaria de Estado da Saúde registra dois novos casos da febre amarela no Paraná, desta vez em Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba. O município faz divisa com o Estado de São Paulo, onde a doença vive um surto desde o ano passado. Um deles, inclusive, está internado na capital paulista e outro apresenta uma forma mais leve da febre e está sendo tratado em Adrianópolis. Os dois novos casos confirmados se somam ao primeiro registrado em Antonina, no final do mês passado, onde um jovem de 21 anos foi internado no Hospital Regional de Paranaguá e já foi liberado. No total, o Paraná investiga a notificação de 38 casos, mas 25 já foram descartados pelos exames de laboratório. O surgimento de alguns casos de febre amarela já era esperado no Paraná, pela proximidade com as áreas infestadas pelo mosquito transmissor, em São Paulo. Por isso, a Secretaria da Saúde fez vários alertas para que a população procure as unidades de saúde e tome a vacina contra a doença, lembrando que ela precisa de dez dias para começar a fazer efeito. A recomendação é que quem tem entre 9 meses e 59 anos e que nunca foi imunizado, tome a vacina. Desde o começo do mês passado, a Secretaria da Saúde do Paraná promove reuniões e capacitação dos agentes de saúde nos municípios, especialmente da 1ª e da 2ª Regionais em Curitiba e no Litoral, pois são as secretarias municipais as responsáveis pela aplicação da vacina. O Estado disponibilizou lotes extras de vacina para todas as 22 regionais, que repassaram para todos os municípios do Paraná. Também é recomendado o uso de repelente para evitar mosquitos, especialmente nas áreas de mata. Os sintomas iniciais da doença são febre alta, associada à dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômitos, dor no corpo e dor abdominal. (Repórter: Priscila Paganotto)