Paraná registra 498 novos casos de dengue no Estado

20/07/2021
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira mais 498 novos casos de dengue no Paraná. Durante o período epidemiológico da doença, que teve início em agosto do ano passado, já foram 27.170 casos confirmados, com 32 óbitos registrados.

O informe semanal da dengue aponta que 289 municípios têm casos confirmados no Paraná, atingindo as 22 Regionais de Saúde. 17 municípios apresentam casos de dengue grave e 41 tem casos de dengue com sinais de alarme.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforça o pedido para que a população ajude no combate à doença, eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti.// SONORA BETO PRETO //.

Técnicos das 22 Regionais de Saúde promovem junto a todos os municípios do Estado, o monitoramento do Programa Municipal de Controle da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, buscando avaliar as ações realizadas na prevenção de ocorrência de casos e epidemias.

A chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa, Emanuelle Gemin Pouzato, ressalta que a pandemia do coronavírus pode influenciar os registros de dados sobre a dengue, consequência do receio da população em procurar atendimento em uma unidade de saúde, levando a uma possível subnotificação ou atraso nas notificações das arboviroses

Apesar de estarmos em período de estiagem e diminuição das temperaturas, 120 municípios apresentam Índice de Infestação Predial acima de 1%, classificados em situação de alerta ou risco para ocorrência de epidemias quando é considerada a densidade vetorial. (Repórter Felippe Salles)