Paraná reforça orientações para combater o greening na citricultura

29/11/2023
Representantes da Câmara Técnica de Combate ao HLB, doença que vem preocupando os produtores de citros no Paraná, estão expandindo as atividades do Plano de Ação para conter o avanço da doença. As metas incluem atividades na área da comunicação; a proibição do comércio irregular de mudas cítricas, que são vias de disseminação de pragas e fomentam a implantação de pomares sem acompanhamento técnico adequado; o controle do inseto vetor; o levantamento da incidência de HLB; e a eliminação de plantas doentes. O HLB ou greening dos citros é uma praga severa, de rápida disseminação e sem controle. Ele afeta seriamente as plantas cítricas, principalmente devido à morte prematura dos frutos, que resulta em redução da produção. Mesmo antes da oficialização do Plano de Ação, técnicos do Sistema Estadual de Agricultura trabalham para orientar os produtores. É preciso evitar a compra de mudas clandestinas, que representam riscos para os pomares, eliminar as plantas doentes e fazer o controle do inseto com orientação de um técnico capacitado. Esse controle inclui a adoção de inseticidas químicos e biológicos com eficiência comprovada. Além disso, a boa adubação, irrigação e cobertura vegetal aceleram o desenvolvimento da planta e reduzem a exposição, pois a transmissão é mais frequente em brotos do que em folhas maduras. Neste segundo semestre, a Adapar, o IDR-Paraná e a Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento também publicaram uma Nota Técnica que orienta sobre a gravidade da doença, a obrigatoriedade no cumprimento da legislação fitossanitária vigente e sobre a adoção rigorosa das medidas técnicas para enfrentamento. A HLB afeta plantas de praticamente todas as espécies cítricas. Os frutos ficam menores, deformados, podendo apresentar sementes abortadas, açúcares reduzidos e acidez elevada, diminuindo a qualidade e o valor comercial, tanto para consumo como para processamento industrial. A doença também pode levar à morte precoce, reduzindo a vida útil dos pomares. (Repórter: Gustavo Vaz)