Paraná reforça compromisso com a campanha Race to Zero, contra o aquecimento global

04/08/2021
O governador Carlos Massa Ratinho Junior reforçou nesta quarta-feira o compromisso do Paraná com a campanha Corrida para o Zero, movimento das Nações Unidas para conter o aquecimento global. O acordo é mais um dentro das ações do Estado em busca do desenvolvimento sustentável pleno, já orientado em parceria com a OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

O compromisso foi firmado em um evento online que contou com a participação do embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, do presidente da COP-26, Alok Sharma, e dos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, do Pará, Helder Barbalho, do Maranhão, Flavio Dino, do Espírito Santo, Renato Casagrande e da vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

A Corrida para o Zero é uma campanha global para reunir lideranças com objetivo de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050. A meta será alcançada intensificando as ações para reduzir a emissão de carbono, atração de investimentos para negócios sustentáveis e criação de “empregos verdes”.

Atualmente, 30 diferentes regiões no mundo participam da campanha. O Paraná se junta a outros estados e países, como Califórnia, Nova York, Havaí e Washington, nos Estados Unidos; Catalunha, Madrid e Navarra, na Espanha; e Suécia, Austrália, Reino Unido, Canadá, Alemanha e Bélgica.

Ratinho Junior afirmou que o Paraná já atraiu mais de 50 bilhões de reais em investimentos privados desde 2019, todos orientados de maneira sustentável e com geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos.

Entre a cooperação entre o Estado e a OCDE estão programas como o Paraná Mais Verde, exemplo global de desenvolvimento sustentável. O governador também ressaltou que o Paraná está preparado para cumprir a Agenda 2030 da ONU e chegar a 2050 dentro dos objetivos da campanha Corrida para o Zero.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR //.

O governador também destacou que o Estado já adota mecanismos de compensação de carbono e pagamento por serviços ambientais, com o ICMS Ecológico, que repassa recursos financeiros aos municípios que têm em seus territórios Unidades de Conservação ou mananciais para abastecimento de municípios vizinhos.

Em julho, a OCDE lançou um estudo sobre o Paraná e reconheceu diversas áreas em que o Estado é exemplo mundial como energia sustentável, proteção ambiental e redução de desigualdades.

Como forma de internacionalizar ainda mais esse movimento, o Paraná será o protagonista do Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020 entre os dias 10 e 17 de outubro. A exposição internacional concentra mais de 190 países em 181 dias de evento e espera receber 25 milhões de visitantes. O Paraná será o primeiro estado a assumir o pavilhão brasileiro na feira, que tem como objetivo mostrar o desenvolvimento tecnológico dos países e discutir as perspectivas do futuro da sociedade.

Mais informações sobre a Expo Dubai 2020 e as ações do Estado junto à OCDE acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)